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ALAR/CFIT: Redução de Acidentes em Aproximações e Pousos

Você sabe o risco que está envolvido em suas operações? Não responda esta pergunta sem antes assistir este curso; ele trás ferramentas e dicas práticas desenvolvidas por especialistas que farão as suas operações as mais seguras.
08:00 344 alunos assistindo
Curso por Eduardo Alberto Casagrande Rad
ALAR/CFIT: Redução de Acidentes em Aproximações e Pousos
Por que realizar este curso?
As fases de aproximação e o pouso representam mais de 50% de todos os acidentes em todos os níveis da aviação.

Diante deste cenário, a Flight Safety Foundation realizou grandes esforços para compreender onde os acidentes ocorrem na aviação e quais são os fatores que contribuem para que estes eventos ocorram. Esta investigação profunda gerou grandes contribuições práticas para a segurança de voo. Através de uma Força Tarefa que contou com a participação de milhares de profissionais capacitados das mais diferentes áreas da aviação, foi possível mapear os principais perigos e armadilhas, além de desenvolver técnicas necessárias para contorná-los ou evitá-los. Os esforços desta força tarefa resultaram em um kit de ferramentas práticas que deve ser utilizado por todos os operadores. Este kit de ferramentas visa reduzir os acidentes durante as aproximações e pouso e foi batizado como "ALAR Tool Kit".

O curso de ALAR - Approach and Landing Accident Reduction ou Redução de Acidentes em Aproximações e Pousos, aprimora a segurança do voo da tripulação abordando técnicas, procedimentos e conhecimentos relacionados e prevenção dos três tipos de acidentes em aproximação e pouso:

• CFIT - Controlled Flight Into Terrain

• LOC - Loss of Control

• Runway excursions

A eficácia e importância deste estudo levou a obrigatoriedade para todas as empresas de transporte aéreo (Parte 121) incluírem este curso em seus programas de treinamento. Nele você aprenderá em detalhes todas as recomendações e orientações deste kit de ferramentas.

Para aproximá-lo da realidade, serão considerados 18 casos reais de acidentes e incidentes aéreos. Ainda, o curso engloba o uso de ferramentas de gerenciamento de risco trazendo um guia prático de como utilizá-los.



O que é ALA?

• A sigla ALA vem do inglês “Approach and Landing Accident”. Este termo é usado para classificar um acidente que ocorreu durante a fase de aproximação e pouso.

O que é ALAR?

• A sigla ALAR vem do inglês “Approach and Landing Accident Reduction” ou Redução de Acidentes em Aproximações e Pousos. Nada mais é que ferramentas e material de conscientização projetado para ajudar a reduzir a frequência e a gravidade dos acidentes e incidentes de aproximação e aterrissagem, incluindo acidentes de voo controlado no terreno (CFIT).

O que é CFIT?

• A sigla CFIT vem do inglês “Controlled Flight Into Terrain” ou colisão com o solo em voo controlado. Um acidente CFIT ocorre quando uma aeronave tendo seus sistemas e equipamentos em funcionando e sob controle do piloto, colide com o solo, água ou obstáculo.

O que é LOC?

• A sigla LOC vem do ingles “Loss of control” que significa perda de controle. LOC refere-se a acidentes nos quais a tripulação de voo não conseguiu manter o controle da aeronave em voo, resultando em uma trajetória de voo irrecuperável.

O que é Runway Excursion?

• Runway excursion significa excursão de pista. Uma excursão na pista ocorre quando uma aeronave sai da pista em uso durante a corrida de decolagem ou pouso. A excursão pode ser intencional ou não intencional.

O que você vai aprender?
Utilizar técnicas de aproximação, pouso e arremetidas
Utilizar técnicas corretas para operação em pistas molhadas e contaminadas
Utilizar técnicas corretas para operação com vento cruzado
Excursões e Ultrapassagem de Pista, Velocidade de Aproximação Final, Distâncias de Pouso, Dispositivos de Frenagem, Condições da Pista, Informação de Vento e Operação com Vento
Gerenciamento do Perfil de Descida e Aproximação e Gerenciamento de Energia
Automação, Filosofia Operacional, Standart Calls, Normal Checklist e Briefing de Aproximação
Arremetidas, Manobra de Desvio do Terreno e Bounce Recovery
Aproximação Estabilizada, Ângulo Constante para Aproximações de Não Precisão, Referências Visuais e Aproximação Visual
Utilizar o rádio altímetro de maneira coerente com cada fase de aproximação
Realizar briefings dos perigos e alertas enfrentados nas aproximações
Instrutor(a) do curso
Eduardo Alberto Casagrande Rad
Eduardo Alberto Casagrande Rad
Mestre em Administração e Negócios e Bacharel em Ciências Aeronáuticas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Piloto Comercial de Avião, Instrutor de Voo e Elemento credenciado do CENIPA (EC/PREV). Capacitado a desempenhar atividades relacionadas ao Sistema de Gerenciamento de Segurança Operacional (SGSO), em conformidade com os critérios estabelecidos pela Organização de Aviação Civil Internacional (ICAO). Atualmente atua como Professor de Navegação Aérea Avançada do Curso de Ciências Aeronáuticas da UNIFTEC e como Instrutor de Voo da Faculdade de Ciências Aeronáuticas da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, tendo participado como avaliador em diversos processos seletivos de empresas aéreas.
Reconhecimento do aprendizado
Certificado
Este curso emite certificado
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