Assinar
Curso Online de

ALAR/CFIT: Redução de Acidentes em Aproximações e Pousos

Você sabe o risco que está envolvido em suas operações? Não responda esta pergunta sem antes assistir este curso; ele trás ferramentas e dicas práticas desenvolvidas por especialistas que farão as suas operações as mais seguras.
9 horas 357 alunos assistindo
Curso por Eduardo Rad
ALAR/CFIT: Redução de Acidentes em Aproximações e Pousos
As fases de aproximação e o pouso representam mais de 50% de todos os acidentes em todos os níveis da aviação.

Diante deste cenário, a Flight Safety Foundation realizou grandes esforços para compreender onde os acidentes ocorrem na aviação e quais são os fatores que contribuem para que estes eventos ocorram. Esta investigação profunda gerou grandes contribuições práticas para a segurança de voo. Através de uma Força Tarefa que contou com a participação de milhares de profissionais capacitados das mais diferentes áreas da aviação, foi possível mapear os principais perigos e armadilhas, além de desenvolver técnicas necessárias para contorná-los ou evitá-los. Os esforços desta força tarefa resultaram em um kit de ferramentas práticas que deve ser utilizado por todos os operadores. Este kit de ferramentas visa reduzir os acidentes durante as aproximações e pouso e foi batizado como "ALAR Tool Kit".

O curso de ALAR - Approach and Landing Accident Reduction ou Redução de Acidentes em Aproximações e Pousos, aprimora a segurança do voo da tripulação abordando técnicas, procedimentos e conhecimentos relacionados e prevenção dos três tipos de acidentes em aproximação e pouso:

• CFIT - Controlled Flight Into Terrain

• LOC - Loss of Control

• Runway excursions

A eficácia e importância deste estudo levou a obrigatoriedade para todas as empresas de transporte aéreo (Parte 121) incluírem este curso em seus programas de treinamento. Nele você aprenderá em detalhes todas as recomendações e orientações deste kit de ferramentas.

Para aproximá-lo da realidade, serão considerados 18 casos reais de acidentes e incidentes aéreos. Ainda, o curso engloba o uso de ferramentas de gerenciamento de risco trazendo um guia prático de como utilizá-los.



O que é ALA?

• A sigla ALA vem do inglês “Approach and Landing Accident”. Este termo é usado para classificar um acidente que ocorreu durante a fase de aproximação e pouso.

O que é ALAR?

• A sigla ALAR vem do inglês “Approach and Landing Accident Reduction” ou Redução de Acidentes em Aproximações e Pousos. Nada mais é que ferramentas e material de conscientização projetado para ajudar a reduzir a frequência e a gravidade dos acidentes e incidentes de aproximação e aterrissagem, incluindo acidentes de voo controlado no terreno (CFIT).

O que é CFIT?

• A sigla CFIT vem do inglês “Controlled Flight Into Terrain” ou colisão com o solo em voo controlado. Um acidente CFIT ocorre quando uma aeronave tendo seus sistemas e equipamentos em funcionando e sob controle do piloto, colide com o solo, água ou obstáculo.

O que é LOC?

• A sigla LOC vem do ingles “Loss of control” que significa perda de controle. LOC refere-se a acidentes nos quais a tripulação de voo não conseguiu manter o controle da aeronave em voo, resultando em uma trajetória de voo irrecuperável.

O que é Runway Excursion?

• Runway excursion significa excursão de pista. Uma excursão na pista ocorre quando uma aeronave sai da pista em uso durante a corrida de decolagem ou pouso. A excursão pode ser intencional ou não intencional.

Instrutor(a) do curso
Eduardo Rad
Eduardo Rad
A
Reconhecimento do aprendizado
Certificado
Este curso emite certificado
Obtenha reconhecimento oficial pelo seu conhecimento e compartilhe seu sucesso em seu currículo.