Curso de Introdução ao RNAV

RNAV introduction course


Curso dedicado ao conhecimento da navegação de área (RNAV). Você aprenderá sobre os conceitos básicos, princípios do RNAV, tipos de rotas e procedimentos, databases, waypoints, e mais, de uma forma simples e direta.


Comece agora

Conceito RNAV/PBN

Entenda é o RNAV e por que se tornou a foram mais utilizada de navegação aérea em todo o mundo.

Equipamentos

Aprenda sobre os equipamentos envolvidos na navegação RNAV, desde sistemas inerciais até o GNSS.

Navegação RNAV

Saiba como é realizada uma navegação por área, seus detalhes operacionais e regulamentação envolvida.

Gerenciamento de erros

Entenda como são os procedimentos em casos de erros e falhas de equipamentos envolvendo a navegação RNAV.

Icone Lift Aviation

Maximilian Kaden
Instrutor

Piloto na aviação geral e Instrutor de voo com experiência em desenvolvimento de treinamentos avançados.Possui treinamento em RNAV pela Flight Safety International.

Pilotos de avião, Pilotos de Helicóptero e pilotos em formação.
Conhecimentos básicos em navegação por instrumentos.

Estimamos uma dedicação de 2 a 3 horas para assistir às aulas, realizar testes e leituras de materiais.

O Curso possui
0
Vídeo-aulas

Ementa e Estrutura do curso

  • Introdução

    Nesta aula você vai conhecer um pouco da história da criação da navegação RNAV e os motivos que a levaram a ser o método mais utilizado na maioria dos países.

  • O que é RNAV?

    Aqui será apresentado o conceito da navegação de área e como ela opera.

  • Sensor Autônomo

    O RNAV necessita de sensores de localização para orientar a navegação. Nesta aula serão apresentados os sensores que não necessitam de informações externas à aeronave, como os sistemas inerciais.

  • Sensor Baseado em Solo

    Continuando sobre os sensores, aqui serão apresentados os sensores de localização baseados em solo, principalmente o VOR/DME e o DME/DME, muito utilizado como função secundária em equipamentos modernos.

  • Sensor Baseado em Satélite (GNSS)

    O último e mais utilizado sensor RNAV será apresentado nesta aula. O GNSS se utiliza da constelação de satélites para orientação, e é muito utilizado como fonte primária de informação pela maior parte das aeronaves na aviação geral/executiva.

  • Sistemas de Aumentação

    Você terá 3 aulas sobre os sistemas de aumentação SBAS, GBAS e ABAS, que aumentam a precisão da navegação RNAV e prometem colaborar para a extinção dos métodos de navegação tradicionais.

  • O que é PBN?

    Aqui você aprenderá e ficará mais esclarecido com os termos e conceitos do PBN (Performace Based Navigation).

  • Precisão do RNAV

    Existem vários tipos de operação e procedimentos RNAV. Aqui você entenderá os requisitos de precisão para cada tipo de procedimento.

  • Sistemas de monitoramento e performance

    Após compreendidos os conceitos de precisão, iremos conhecer os sistemas que a monitoram em voo, extremamente importantes para realizar procedimentos com segurança.

  • Gerenciamento do erro técnico de voo

    Compreender os possíveis erros técnicos em voo, tanto de imprecisão de equipamentos como da própria pilotagem é essencial para um bom gerenciamento de um voo RNAV, e é o foco desta aula.

  • Path Terminator

    Essa aula será dedicada ao entendimento de como os computadores de bordo calculam e unem fixos em procedimentos RNAV. Este conhecimento é valioso para uma boa compreensão da atitude da aeronave em voo.

  • Requisitos RNP

    O RNP está cada vez mais difundido e já é realidade no Brasil há alguns anos. Também iremos estudar seus requisitos e precisão.

Assista uma aula

Aula 12 - Precisão do RNAV

Sobre o tema do curso

A navegação aérea é um dos setores que mais se desenvolveu na aviação nas últimas décadas. A tecnologia aplicada aos novos equipamentos trouxe mais eficiência, economia e segurança às operações, e a navegação baseada em performance - PBN (através do RNAV) foi uma das mais importantes evoluções.

Apesar do RNAV ser extremamente difundido e utilizado por aeronaves de todos os portes, o ensino desta modalidade de navegação ainda é superficial no Brasil. O objetivo deste curso é apresentar o RNAV de forma fácil e direta, demonstrando os conceitos e regulamentações de forma didática.

Apesar da simplicidade de se voar RNAV, em comparação aos métodos tradicionais (VOR/DME/NDB/ILS), seus conceitos e detalhes operacionais podem ser muito mais complexos e exigir do piloto conhecimentos mais avançados.