Curso de Compartilhamento de Aeronaves Executivas

Aircraft Co-ownership Course


Compreenda o modelo de propriedade de que mais cresce no mundo: o compartilhamento de aeronaves executivas. A propriedade compartilhada de aviões e helicópteros vem possibilitando o crescimento da aviação executiva e gerando mais empregos. Este curso é ideal para pilotos de todos os níveis de experiência, assim como profissionais de gestão aeronáutica e proprietários de aeronaves.


Comece agora

Análises financeiras

Entenda quando cada modalidade é mais vantajosa financeiramente para cada proprietário, baseado no número de horas voadas e outros parâmetros. Entenda os custos de cada modalidade.

Análises Operacionais

Compreenda os detalhes de operação e logística, conflitos na escala de voos, responsabilidades dos proprietários e tripulação, limitações operacionais, tipos de aeronave e outros.

Regulamentação e Contratos

Saiba as regulamentações que incidem sobre a propriedade compartilhada e os principais acordos e contratos entre os sócios para uma operação mais organizada e segura.

Estudos de caso

Acompanhe estudos de caso de proprietários de aeronaves, além de um estudo detalhado sobre a maior empresa de compartilhamento de aeronaves do mundo, a Netjets.

Icone Lift Aviation

Desenvolvido pela Equipe Lift Aviation
Instrutores

Este curso foi desenvolvido pela equipe de criação da Lift Aviation, composta por pilotos da aviação executiva e profissionais de gestão do mercado aeronáutico, além de diversos profissionais convidados.

Pilotos de avião, Pilotos de Helicóptero, Pilotos em formação, Profissionais de gestão e operações aéreas, Proprietários de aeronaves e outros interessados em propriedade compartilhada.
Não há pré-requisitos para este curso de compartilhamento de aeronaves.

Estimamos uma dedicação de 4 a 5 horas para assistir às aulas, realizar testes e leituras de materiais.

O Curso possui
0
Vídeo-aulas
É dividido em
0
Módulos
Aproximadamente
0
Minutos de aulas

Ementa e Estrutura do curso de Compartilhamento de Aeronaves

  • Módulo 1 - Visão Geral

    Neste módulo você irá compreender melhor sobre o mercado da aviação geral e executiva e como surgiram os primeiros programas de compartilhamento de aeronaves no mundo. Você terá uma visão geral do funcionamento de cada modalidade, onde iremo comparar os custos da operação de uma aeronave própria, uma aeronave fretada, uma aeronave compartilhada entre vários sócios e os programas mais complexos conhecidos como “Fractional Ownership”. Iremos abordar conceitos básicos como os custos fixos e variáveis gerados pela aeronave, a divisão de cotas de propriedade, além de gráficos que apresentação de forma clara as vantagens de cada modalidade.

  • Módulo 2 - Propriedade fracionada | Fractional Ownership

    Durante o módulo 2 deste curso iremos explorar os Programas de propriedade fracionada, demonstrando em detalhes o modelo de negócios utilizado pela empresa Netjets nos Estados Unidos. Também iremos comentar sobre as bases da legislação americana contidas no FAR 91 Subpart K que é a base para o RBAC 91 Subparte K que entrará em vigor, publicado pela ANAC. Iremos fazer uma análise de custos operacionais utilizando as aeronaves mais operadas pela empresa, como o Phenom 300, Citation XLS+ e Gulfstream G450. Será apresentado também sobre o mercado brasileiro e as empresas que estão iniciando a operar esta modalidade de propriedade no Brasil, como a Líder Aviação e a Icon Aviation.

  • Módulo 3 - Copropriedade | Co-ownership

    O último módulo é dedicado ao modelo de propriedade compartilhada mais utilizado no Brasil, a copropriedade. Iremos estudar um caso onde uma pessoa decide comprar um Beechcraft Baron G58 e estruturar um programa para dividir sua propriedade com mais dois sócios. Abordaremos itens como a formalização da sociedade, a escolha da aeronave, o contrato entre os sócios, a divisão de cotas, a divisão e prioridades no agendamento de voos, os principais conflitos de utilização, a contratação de serviços, e a divisão justa das despesas fixas e variáveis, a contratação e responsabilidades da tripulação, e vários outros temas relevantes nesta modalidade.

Exemplo de Aula (módulo 1/aula 20)