Começar curso gratuitamente
Curso Online

Minimum Equipment List (MEL)

Aprenda a resolver um dos maiores desafios da aviação! Aprenda a manusear os manuais que nos permitem operar em condições de manutenção não programada ao mesmo tempo em que a segurança operacional é mantida.
02:00 128 alunos assistindo
Curso por Eduardo Alberto Casagrande Rad
Minimum Equipment List (MEL)
Por que realizar este curso?
O equilíbrio de metas conflitantes é um dos maiores desafios existentes na aviação. Todos os dias, milhares de operadores se deparam com o seguinte desafio: como enfrentar manutenções não programadas e ao mesmo tempo dar continuidade as operações sem que a segurança operacional seja afetada? Com o intuito de auxiliar nesta questão, fabricantes e operadores adotaram as recomendações do anexo 6 da ICAO, que aborda sobre a utilização de manuais que permitem o despacho de aeronaves com sistemas parcialmente ou totalmente inoperantes sem que a segurança operacional seja afetada. Estes manuais são conhecidos como Master Minimal Equipment List (MMEL) e Master Equipment List (MEL). O objetivo deste curso é justamente compreender a importância destes manuais, quais são os seus objetivos e principalmente, como utiliza-los corretamente. Nele você aprenderá toda a teoria necessária para a correta utilização dos mesmos e colocará em prática o conhecimento absorvido em 3 situações reais enfrentas por pilotos.
O que você vai aprender?
Resolver problemas relacionados a manutenção não programada
Dar continuidade a operações sob condições adversas
Identificar qual o intervalo de reparo de itens de manutenção
Identificar quais são os procedimentos que devem ser realizados para despachar uma aeronave sob a perspectiva operacional
Manusear o Master Minimal Equipment List (MMEL)
Manusear o Minimal Equipment List (MEL)
Instrutor(a) do curso
Eduardo Alberto Casagrande Rad
Eduardo Alberto Casagrande Rad
Mestre em Administração e Negócios e Bacharel em Ciências Aeronáuticas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Piloto Comercial de Avião, Instrutor de Voo e Elemento credenciado do CENIPA (EC/PREV). Capacitado a desempenhar atividades relacionadas ao Sistema de Gerenciamento de Segurança Operacional (SGSO), em conformidade com os critérios estabelecidos pela Organização de Aviação Civil Internacional (ICAO). Atualmente atua como Professor de Navegação Aérea Avançada do Curso de Ciências Aeronáuticas da UNIFTEC e como Instrutor de Voo da Faculdade de Ciências Aeronáuticas da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, tendo participado como avaliador em diversos processos seletivos de empresas aéreas.
Reconhecimento do aprendizado
Certificado
Este curso emite certificado
Obtenha reconhecimento oficial pelo seu conhecimento e compartilhe seu sucesso em seu currículo.