Curso tutorial de preenchimento de planos de voo para a Aviação Geral

Flight Plan Form Filing for General Aviation


Curso dedicado à prática de preenchimento de planos de voo para a aviação geral. São estudados diversos casos de voo com diferentes possibilidades (VFR, IFR, corredores visuais, aerovias, Y, Z, mistos) e será demonstrado, de forma prática, como preencher de forma correta e eficiente cada campo do formulário (utilizando o SIGMA).


Comece agora
Icone Lift Aviation

Desenvolvido pela Equipe Lift Aviation
Instrutores

Este curso foi desenvolvido pela equipe de criação da Lift Aviation, composta por pilotos da aviação executiva e profissionais do mercado aeronáutico, além de diversos profissionais convidados.

Pilotos de avião, Pilotos de Helicóptero e pilotos em formação.
Conhecimentos básicos de planejamento de voo e preenchimento do plano de voo.

O curso é realizado através de videoaulas e estimamos uma dedicação de aproximadamente 1 a 2 horas para assistí-lo por completo.

Estrutura do curso

  • Voo 1 - Cessna 182 em voo local

    Introdução as funcionalidades do sistema SIGMA para planos de voo e preenchimento do primeiro exemplo. Será um plano de voo simplificado para voo local dentro de uma terminal.

  • Voo 2 - Cessna 182 em voo VFR em rota

    Preencheremos o primeiro plano de voo completo com todos os campos necessários, com ênfase em detalhes importantes nos itens que não eram necessários no primeiro voo.

  • Voo 3 - Cessna 182 em voo VFR com trechos em corredores visuais

    Abordaremos os principais aspectos e diferenças no envio de planos de voo com corredores visuais, passando pelas entradas nos corredores, altitudes e alturas, coordenadas e informações importantes nos itens 15 e 18.

  • Voo 4 - Cessna CJ2 em voo IFR em aerovia

    Neste voo vamos demonstrar as particularidades do preenchimento de planos em voos IFR realizados totalmente dentro de aerovias, além de características especiais como capacidades PBN, RVSM, e outros.

  • Voo 5- Cessna CJ2 em voo IFR fora de aerovia

    O espaço aéreo Brasileiro ainda é deficiente disponibilização de rotas ATS. Vamos demonstrar como preencher planos de voo para voos IFR que não são possíveis de serem realizados em aerovias.

  • Voo 6 - Piper Cheyenne 2 em voo Y (IFR/VFR)

    Vamos demonstrar o preenchimento para o caso de voos em que decolamos em regras IFR mas teremos que realizar pouso em localidades que apenas operam em regras visuais, muito comum na aviação geral.

  • Voo 7 - King Air C90 em voo Z com corredores visuais

    Realizaremos o preenchimento do plano de um voo onde decolaremos em regras visuais, depois vamos alterar para IFR para voarmos em cruzeiro e por fim voltamos ao VFR para ingressar em corredores visuais e realizarmos a aproximação.

  • Voo 8 - Piper Seneca em voo Z pousando IFR

    Fecharemos com o último voo, onde teremos um Seneca decolando em condições visuais e alterando para IFR, regra que seguirá até o pouso final.

Sobre o conteúdo

O objetivo deste curso é demonstrar de forma prática como realizar o preenchimento dos formulários de planos de voo para praticamente todas as opções que encontramos na aviação geral. A documentação oficial impõe as regras para preenchimento, porém, não explica exatamente como preencher cada campo em todas as situações.

Iremos realizar todos os planos nos utilizando dos softwares Nexatlas (para planejamento) e SIGMA (para envio de mensagens), e iremos discutir e apresentar os detalhes mais pertinentes que afetam a eficiência e probabilidade de aceitação de planos de voo, focados sempre nos desafios da aviação geral/executiva. 

Buscamos com este curso, desenvolver um guia para pilotos, para que consultem sempre que tiverem dúvidas em casos específicos de voos diferentes dos que estão habituados. Este curso também é ideal para alunos e estudantes que queriam aprender a realizar planos de forma prática.