Assinar

Curso Online de Ground School Embraer 711 - Corisco (P28R)

Aprenda todos os sistemas, peso e balanceamento, performance, características, emergências e técnicas suplementares do Embraer 711 Corisco - Piper Arrow.
4 horas 491 alunos assistindo
Curso por Eduardo Rad
Ground School Embraer 711 - Corisco (P28R)
Embraer 711 - Corisco ou Piper Cherokee Arrow, é uma aeronave monomotora, triciclo, asa baixa e com trem de pouso escamoteável que possui uma grande utilidade no Brasil e Estados Unidos devido a sua versatilidade, economia e confiança. 

No Brasil principalmente, o Corisco é amplamente utilizado por: escolas de aviação, aeroclubes, proprietários/donos de aeronaves e taxi aéreo. 

Vale a pena ressaltar que cada aeronave possui suas particularidades, e o corisco não é diferente, por isso neste novo ground school da Lift Aviation serão apresentadas de maneira descomplicada e direta, todas as particularidades, funcionamentos e características do Embraer 711 - Corisco, versões "A" e "C".

AVISO: Este curso é um Ground School. Não é um curso de SOP (Procedimentos Operacionais Padrões/Standard Operations Procedures). 


Piper Arrow III Turbo - Embraer 711 Corisco | Curso de ground school do Corisco na Lift Aviation 

Quais sistemas desta aeronave você irá aprender neste curso?
  • Comandos de voo;
  • Sistema de admissão;
  • Sistema de trem de pouso;
  • Sistema de combustível;
  • Sistema elétrico;
  • Sistema de sucção;
  • Sistema pitot estático.

Quais procedimentos de emergência você aprenderá neste curso?

  • Falha de motor;
    • Características de voo com a aeronave sem motor;
    • Falha de motor após a decolagem;
    • Falha de motor em voo;
    • Pouso sem motor;
  • Planeio máximo;
  • Disparo de hélice;
  • Fogo no motor;
    • Em solo;
    • Em voo;
  • Perda de pressão do óleo;
  • Perda de pressão de combustível;
  • Alta temperatura do óleo;
  • Pouso de emergência;
  • Pouso em condições anormais;
    • Bequilha inoperante;
    • Pouso com pneu vazio;
    • Pouso sem freios.
    • Pouso sem trem de pouso
  • Falha do alternador;
  • Abaixamento do trem de pouso em emergência;
  • Recuperação de parafuso;
  • Porta aberta em voo;
  • Funcionamento áspero do motor.

Quais limites da aeronave são apresentados no curso?

  • Limites de octanagem;
  • Limites de combustível;
    • Capacidade total;
    • Não utilizável;
    • Utilizável;
  • Limite da hélice;
  • Marcações e limites do motor;
    • Tacômetro;
    • Temperatura do óleo;
    • Pressão do óleo;
    • Pressão de combustível;
  • Limites de velocidade;
    • VNE;
    • VFE;
    • VLO;
    • VLE;
    • Velocidade de cruzeiro;
    • Velocidade de planeio;
  • Limites do Centro de Gravidade (CG);
    • Limites em estações da aeronave;
    • Limites em porcentagem da Corda Média Aerodinâmica (CMA);
  • Limites de Peso;
    • Peso máximo;
    • Peso máximo do bagageiro;
  • Limites de fator carga;
    • Positivo;
    • Negativo.

Performance e Peso e Balanceamento

Na aula dedicada à performance e peso e balanceamento, o instrutor realiza um preenchimento real de uma ficha de peso e balanceamento, baseado no manual. Adiante também é mostrado um preenchimento de vários gráficos de performance em diferentes fases do voo, aumentando assim a consciência situacional do piloto que operará esta aeronave. As fases são:
  • Decolagem;
  • Subida;
  • Cruzeiro;
  • Descida;
  • Pouso.

Para quem é este curso?

Este curso é ideal para:

  • Aos alunos-pilotos que pretendem iniciar suas horas de voo de Piloto Privado (PP) ou Piloto Comercial (PC);
  • Instrutores de Voo (INVA);
  • Proprietários de aeronaves;
  • Estudantes de piloto privado, comercial teórico e prático IFR.

Estrutura das aulas deste curso 

  • Introdução;
  • Aula 1 - Estrutura;
  • Aula 2 - Limitações;
  • Aula 3 - Emergências;
  • Aula 4 - Performance, Peso e Balanceamento;
  • Aula 5 - Sistemas;
  • Aula 6 - Suplementos;
  • Aula 7 - Informações Úteis;
  • Considerações Finais.

Outros cursos da Lift que relacionam-se e acrescentam a este curso:

Instrutor(a) do curso
Eduardo Rad
Eduardo Rad
Mestre em Administração e Negócios e Bacharel em Ciências Aeronáuticas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Piloto Comercial de Avião, Instrutor de Voo e Elemento credenciado do CENIPA (EC/PREV). Capacitado a desempenhar atividades relacionadas ao Sistema de Gerenciamento de Segurança Operacional (SGSO), em conformidade com os critérios estabelecidos pela Organização de Aviação Civil Internacional (ICAO). Através de experiências profissionais como avaliador técnico de processos seletivos para pilotos e em mais de 5.000 horas de instrução (IFR/MCO/JET), atuo na qualificação e capacitação de aviadores(as) para o mercado de trabalho.
Reconhecimento do aprendizado
Certificado
Este curso emite certificado
Obtenha reconhecimento oficial pelo seu conhecimento e compartilhe seu sucesso em seu currículo.