Assinar

Curso Online de Ground School Neiva P-56 (CAP-4 Paulistinha)

Aprenda todas as funcionalidades, sistemas e componentes do CAP - 4 Paulistinha (Neiva P-56) no ground school online da Lift Aviation
2 horas 229 alunos assistindo
Curso por Eduardo Rad
Ground School Neiva P-56 (CAP-4 Paulistinha)
Neiva P-56 ou simplesmente CAP-4 Paulistinha, foi e ainda é um dos principais aviões de formação de pilotos no Brasil. Neste curso online o aluno poderá se familiarizar com todas as especificações da aeronave, tais como: performance, velocidades, limites, dimensões e estruturas, que mesmo de simples operação, requer atenções. 

AVISO: Este curso é um Ground School. Não é um curso de SOP (Procedimentos Operacionais Padrões/Standard Operations Procedures). 

O que é o Paulistinha CAP-4?

O Paulistinha é uma aeronave monomotora, o mesmo possui asa alta, semi-cantiléver e sem flaps. Seu projeto foi iniciado em 1930 pela empresa: Ipiranga, porém entrou em operação apenas em 1943 pela então companhia aérea paulista que comprou seu projeto. Na qual tinha-se intenção de desenvolver uma aeronave simples de dois lugares e para treinamento inicial de pilotos.

Seu trem de pouso é do tipo convencional, a fuselagem é do tipo tubular e feita de tubos de aço com revestimento de tela e as asas são de madeira também revestidas com tela. Sua hélice é do tipo fixa e o material é facilmente encontrada nos modelos feitos com madeira ou aço.

Existem aeronaves CAP-4 Paulistinha que são equipadas com motores de: 90hp, 115hp e 150hp. Porém neste curso é abordado somente as aeronaves equipadas com 90hp.




Quais operações desta aeronave você irá aprender neste curso?

  • Procedimentos em caso de gelo no carburador;
    • Temperaturas em que o aquecimento do carburador deverá ser aberta;
    • Temperaturas favoráveis a formação de gelo;
  • Falha e limpeza das velas do motor;
  • Ajuste de mistura;
  • Seleção dos tanques;
    • Utilização do tanque superior e inferior durante o voo;
    • Utilização do tanque INFERIOR em decolagens e pousos;
    • Transferência de combustível entre os tanques;
  • Operação dos freios;
    • Riscos de uma frenagem brusca;
    • Riscos de pilonamento;
    • Como frear após o pouso;
    • Como utilizar os freios durante o taxi.

Quais procedimentos de emergência você aprenderá neste curso?

  • Falha de motor;
    • Características de voo com a aeronave sem motor;
    • Falha de motor após a decolagem;
  • Planeio máximo;
  • Disparo de hélice;
  • Fogo no motor;
    • Em solo;
    • Em voo;
  • Perda de pressão do óleo;
  • Temperatura alta do óleo;
  • Pouso de emergência;
  • Pouso em condições anormais;
    • Bequilha inoperante;
    • Pouso com pneu vazio;
    • Pouso sem freios.

Quais limites da aeronave são apresentados no curso?

  • Limites de octanagem;
  • Limite da hélice;
  • Limites de velocidade;
    • VNE;
    • Velocidade de cruzeiro;
    • Velocidade de planeio;
  • Limites de manobras;
    • Curvas de grande inclinação;
    • Oito preguiçoso;
    • Chandelle;
  • Limites do Centro de Gravidade (CG);
    • Limites em estações da aeronave;
    • Limites em porcentagem da Corda Média Aerodinâmica (CMA);
  • Limites de Peso;
    • Peso vazio;
    • Categoria utilidade;
    • Categoria Normal;
  • Limites de fator carga.

Quais desempenhos e performances desta aeronave você irá aprender? 

  • Distâncias de decolagem;
  • Distâncias de decolagem necessárias para livrar obstáculos;
  • Distâncias necessárias para pouso.

Para quem é este curso?

Este curso é ideal para:

  • Aos alunos-pilotos que pretendem iniciar suas horas de voo de Piloto Privado (PP) ou Piloto Comercial (PC);
  • Instrutores de Voo (INVA);
  • Proprietários de aeronaves;
  • Estudantes de piloto privado e comercial teórico.

Estrutura das aulas deste curso 

  • Apresentação;
  • Aula 1 - Descrição;
  • Aula 2 - Emergências e Limitações;
  • Aula 3 - Características de Voo;
  • Aula 4 - Operação dos Sistemas;
  • Aula 5 - Deveres da Tripulação;
  • Aula 6 - Procedimentos Especiais;
  • Aula 7 - Desempenho;
  • Considerações Finais.

Outros cursos da Lift que relacionam-se e acrescentam a este curso:

                Instrutor(a) do curso
                Eduardo Rad
                Eduardo Rad
                Mestre em Administração e Negócios e Bacharel em Ciências Aeronáuticas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Piloto Comercial de Avião, Instrutor de Voo e Elemento credenciado do CENIPA (EC/PREV). Capacitado a desempenhar atividades relacionadas ao Sistema de Gerenciamento de Segurança Operacional (SGSO), em conformidade com os critérios estabelecidos pela Organização de Aviação Civil Internacional (ICAO). Através de experiências profissionais como avaliador técnico de processos seletivos para pilotos e em mais de 5.000 horas de instrução (IFR/MCO/JET), atuo na qualificação e capacitação de aviadores(as) para o mercado de trabalho.
                Reconhecimento do aprendizado
                Certificado
                Este curso emite certificado
                Obtenha reconhecimento oficial pelo seu conhecimento e compartilhe seu sucesso em seu currículo.