A profissão de piloto de avião e helicóptero tem mudado ao longo dos últimos anos, principalmente nas competências necessárias para se tornar um profissional completo. Cada vez mais o comandante se torna um executivo da empresa, que participa de atividades que vão além do voo, tanto na aviação geral/executiva como na linha aérea. O pré-requisito cada vez mais comum da necessidade de curso superior, preferencialmente em Ciências Aeronáuticas, nas companhias e táxi aéreos são um reflexo desta mudança.

Os conhecimentos técnicos de voo são imprescindíveis, mas conhecer e dominar outras áreas podem diferenciar o profissional em busca de uma vaga ou destaque no mercado. Vamos apresentar aqui, de forma simplificada, 3 campos do conhecimento dentro de Gestão e Finanças que são importantes para qualquer piloto em qualquer fase da carreira e em qualquer segmento da aviação civil.

Tenha em mente que a área de gestão não é a única área complementar a ser explorada pelo profissional, mas talvez seja uma das mais importantes, e não só para pilotos. Todo profissional ao longo da carreira, na medida em que é promovido, recebe mais e mais atividades gerenciais. Em companhias aéreas, por exemplo, é comum encontrarmos pilotos de destaque que além da atividade principal de voar, também possuem outras responsabilidades como: Safety, Chefe de pilotos, Chefe de frotas, GSO, entre várias outras, atividades com alta carga de habilidades complementares.

Na aviação executiva o piloto já é naturalmente considerado um gestor, que além de voar, administra ou controla a administração de todas as atividades administrativas e operacionais.

1. Gestão Financeira

A capacidade de controlar e otimizar as finanças e os custos relacionados à aeronave é uma das competências muito relevantes para os pilotos. Compreender quais são os principais custos, suas origens e como realizar o controle financeiro é essencial, e coloca o piloto em um novo nível profissional.

Mesmo que não seja o comandante o responsável direto pela gestão financeira em muitos casos, conhecer bem sobre a questão o torna uma peça importante e estratégica para a empresa contratante. O piloto-gestor é capaz de auxiliar a empresa no planejamento estratégico, previsão de custos, pontos de otimização e economia, planejamento da manutenção, escolha de fornecedores (como empresa de combustível e seguros), entre outros pontos.

Para ser capaz de realizar essa atividade, é essencial que o profissional compreenda sobre:

  • Despesas, custos fixos e custos variáveis.
  • Serviços de apoio ao voo (Handling, abastecimento, FBO, hangaragem, etc.)
  • Manutenção de aeronaves (CTM, programa de manutenção, provisionamento de custos da manutenção, etc.)
  • Indicadores de desempenho (Custo por Km, custo por hora voada, custo operacional, etc.)
  • Entre outros.

Contabilidade e finanças de aeronaves

2. Gestão Operacional e Planejamento de voo

Saber como gerir as operações de um avião ou uma frota de aeronaves e como realizar planejamentos de voo eficientes também são habilidades de grande impacto. O planejamento de voo, por exemplo, já é de responsabilidade da tripulação, mas com uma visão de gestão pode-se otimizar os custos em níveis incríveis. A escolha do nível de cruzeiro a ser voado por exemplo, pode impactar consideravelmente o consumo, mesmo que não seja o nível ideal em questões de performance e velocidade.

Para estar apto a realizar com proficiência essas atividades, o piloto deve conhecer sobre:

  • Logística e coordenação de aeronaves e frotas.
  • Otimização de planejamento de voo e abastecimento econômico.
  • Planejamento de datas de manutenção com mínimo impacto nas operações.
  • Negociação de valores de serviços de apoio ao voo.
  • Entre outros.

3. Aquisição de Aeronaves

Talvez uma das atividades mais complexas na gestão aérea seja a aquisição de aeronaves, e ninguém melhor que um comandante preparado e capacitado para auxiliar a empresa ou proprietário na compra da aeronave ideal.

O piloto deve ser capaz de analisar a melhor aeronave para cada tipo e natureza de operação, observando os aspectos de performance, custos, conforto e outros. É comum que nas grandes negociações de aeronaves executivas ou até mesmo de linha aérea, pilotos participem efetivamente do processo de escolha e compra da aeronave.

Para estar apto a auxiliar na compra de uma aeronave, o piloto deve conhecer sobre:

  • Comparação de performance entre aeronaves.
  • Comparação de custos operacionais.
  • Definição de parâmetros para a medição do melhor custo-benefício.
  • Negociação e processo de venda.
  • Inspeção da aeronave (principalmente quando for usada)
  • Preço de aeronaves baseado no modelo, utilização, conservação, e todos os aspectos que o influenciam.
  • Documentação e burocracia.
  • Entre outros.

Conclusão

As habilidades e competências citadas neste artigo são apenas o início para aqueles que desejam se destacar no mercado, mas já formam uma boa base para se iniciar os estudos.

Existem várias formas de conseguir estes conhecimentos, como graduação ou pós-graduação em áreas de administração/gestão, cursos extracurriculares, leitura de livros e artigos, entre outros. O importante é a dedicação do profissional para a conquista da diferenciação. Afinal, o mercado está saturado com profissionais com conhecimentos básicos.

A Lift Aviation, que tem o objetivo de especializar e capacitar pilotos para o mercado de trabalho, possui diversos cursos online que podem te ajudar na conquista destas habilidades, confira clicando em cada um: