Todos os pilotos tem plena noção da importância do domínio das técnicas de voo por instrumentos. O IFR é a base dos cursos de piloto comercial, tanto nas partes teóricas quanto práticas, mas a realidade é muitas vezes diferente do que é aprendido nos treinamentos de base.

Saber realmente voar IFR envolve muito mais que os conhecimentos dos programas de ensino requeridos pela ANAC, principalmente pela evolução tecnológica no cockpit, que transformou a forma de voar e navegar.

É claro que os conceitos básicos de controle da aeronave em condições IMC, a consciência situacional,  a leitura e interpretação de cartas, a aplicação do CRM, as habilidades de navegar e aproximar por NDB/VOR/ILS são indispensáveis, mas o voo por instrumentos vai muito além disso na atualidade.

Vamos citar 3 pontos muito importantes, mas muito pouco explorados pelos cursos de formação básica de pilotos.

Navegação baseada em performance

O PBN (Performance based navigation) já não é mais nenhuma novidade tecnológica e já é praticamente o modelo de navegação padrão em todo o mundo. Conhecer e saber navegar RNAV  é pré-requisito para todos que voam IFR, mas essa não é a realidade atual, principalmente por pilotos no início da carreira. A competência de voar RNAV abrange muitos conhecimentos e habilidades que vão muito além de voar de fixo para fixo, abrangendo, entre outras coisas: conhecimentos de regulamento para voos RNAV, fraseologia, input de dados no FMS, sistemas de monitoramento, sensores, precisão de navegação, gerenciamento de erro e falhas, conhecimentos em automação e piloto automático, e mais.

Isso por que não entramos a fundo em conhecimentos mais específicos das tecnologias GNSS, aproximações de precisão e RNP, path terminators e outros temas.

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Flight Decks

Outro ponto muito relevante é o domínio da tecnologia embarcada na aeronave em que irá realizar o voo. Os flight decks “Glass Cockpit” já não são exclusivos da aviação de grande porte há décadas. Equipamentos digitais simples de navegação como os Garmin GNS430 até os novos Garmin G1000 NXi/G3000 e Rockwell Collins Proline 21 e Fusion são muito comuns em aeronaves de todos os portes da aviação geral e algumas vezes até na experimental.

Saber operar os sistemas embarcados em sua aeronave com maestria é muito importante. Não basta conhecer e saber voar IFR, e até mesmo por RNAV, se você não domina completamente o FMS (Sistemas de gerenciamento de voo). É através dele que você irá planejar e executar o voo, independente do método de navegação.

Por falta de treinamento, muitos pilotos, principalmente da aviação geral e em início da carreira tem dificuldade em dominar os equipamentos e acabam os sub-utilizando.

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Radares Meteorológicos de bordo

Por fim, um dos equipamentos mais importantes do voo IFR, mas muito pouco explorado em treinamentos de base, os radares meteorológicos de bordo. Os radares também já se tornaram acessíveis e são vistos de monomotores a grandes jatos.

Um dos maiores problemas dos radares é a sua falsa impressão de simples operação. Os radares são complexos e merecem grande estudo e habilidade por parte dos pilotos para operá-los da forma correta. Saber distinguir as cores dos alvos no radar é só o início, você deve dominar o ajuste da antena, a identificação de alvos perigosos, a identificação de regiões de atividade convectiva e de probabilidade de granizo,  os ajustes e correções de ganho e sensibilidade da antena, e deve entender as limitações e erros de cada equipamento.

Voar IMC é normalmente ligado a voar em condições de tempo adversas, e o radar é uma das grandes ferramentas para melhorar o conforto e segurança do voo IFR.

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Aeronave escaneando com radar meteorológico na aviação

Como se preparar para as habilidades de voo da atualidade?

Se preparar para as habilidades requeridas pela aviação e pelo mercado na atualidade não é simples. Por isso, a Lift Aviation, maior plataforma de ensino online de aviação do Brasil, se preocupa em desenvolver cursos para complementar o treinamento básico dos pilotos e prepará-los para se destacar no mercado. Você pode se preparar para os 3 temas apresentados neste post e em vários outros, de forma rápida e acessível. São mais de 500 videoaulas em diversos cursos com certificados reconhecidos, comece gratuitamente e assista quantos cursos quiser em www.liftaviation.com.br .