Segurança de voo é um tema delicado e extenso, que deve ser estudado e aplicado durante toda uma vida profissional como aviador, mas algumas dicas simples podem fazer a diferença. O Air Safety Institute da Associação de Proprietários e Pilotos de Aeronaves (AOPA), dos Estados Unidos, reuniu algumas “dicas de hangar” que consideraram muito relevantes, a sua maioria de pilotos reconhecidos como lendário Bob Hoover.

As dicas foram discutidas em seminários e eventos de segurança de voo nos Estados Unidos nos últimos anos e são apresentadas abaixo:

  1. “Voe a  aeronave o mais longe possível de um acidente”. Este conselho clássico de Bob Hoover transmite todo um conceito sobre voar, que permeia nossas atitudes no cockpit. Quando se deparar com uma situação difícil em voo, sobrando apenas escolhas ruins, selecione a melhor entre as escolhas ruins e mantenha o controle da aeronave por maior tempo possível, e este deve ser o foco principal, sempre.
  2. “Escolha um alvo em cada pouso e tenha como meta pousar extamente naquele ponto”. No mínimo, pouse exatamente na centerline. Se você perder o alvo que escolheu ou pousar fora da centerline, mesmo que por poucos metros, realize um debriefing mental para compreender o que foi a causa de ter perdido o ponto ideal. O que você poderia ter feito melhor, ou diferente? Esse foco vai te ajudar a se tornar um piloto com mais habilidade manuais (“pé e mão”) e vai te preparar para pousos mais desafiadores, em condições mais restritas.
  3. “Estabeleça um pequeno checklist mental de itens essenciais pré-decolagem”. Esse checklist mental tem a intenção de ser realizado depois de todos os procedimentos e checklits normais e exatamente antes de empurrar as manetes para decolar. Algo como “Mistura rica, comandos livres e flapes” já é suficiente, com o que é realmente e totalmente essencial para uma decolagem segura. Esta técnica é importante, principalmente, para pilotos da aviação geral e instrução de voo.
  4. “Use a regra dos 3 dedos para ajudar a encontrar tráfego essencial”. A maioria de nós tende a olhar muito alto ou muito baixo a procura de aeronaves que possam interferir com nosso tráfego. Na realidade, o tráfego realmente conflitante com nosso voo estará quase sempre entre um dedo acima ou dois dedos abaixo da linha do horizonte. Você pode apontar com  três dedos para o horizonte deixando um acima e dois abaixo do horizonte e então tirar a mão para observar a região a ser “escaneada”.
  5. “Use a regra dos três erros para identificar sua condição de voo”. Essa “regra” diz que se você cometer 3 erros mentais, considere não prosseguir com o voo, você provavelmente não está em plenas condições. Por exemplo, suponha que você tenha esquecido de colocar os cintos de segurança; depois você percebe que esqueceu de tirar os calços da aeronave; e em táxi você se lembra que esqueceu a tampa do reservatório de óleo aberta. Nenhum destes itens, isoladamente, é um perigo grave, já que foram percebidos, mas juntos indicam uma falta de concentração que pode indicar que você não está bem, e provavelmente não é seguro prosseguir no voo.
  6. “Estabeleça prioridades quando a carga de trabalho aumentar significativamente”.  Quando a carga de trabalho no cockpit ficar muito alta, ou a meteorologia se deteriorar, e você começar a ficar “atrás” da aeronave, garanta que você, primeiro, mantenha velocidade de voo; depois garanta que tenha uma rota segura e desobstruída à frente; depois que você esteja voando para a proa/posição correta; só depois se preocupe com comunicação; e por fim, opere os equipamentos de navegação e os sistemas da aeronave.
  7. “Lembre-se que você só voa de forma segura o quanto você se prepara realmente para isso”. Só planejar ser mais proficiente ou ter a intenção de estudar mais  não te torna um piloto melhor e não torna seu voo mais seguro.

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