O que é Nível de voo?

O nível de voo, do inglês Flight Level (FL), se trata da distância vertical medida em condições padrões (1013.2hPa ou 29,92Hg) ao nível médio do mar (MSL).

O FL é utilizado no meio aeronáutico em Cartas, METAR, TAF, entre outros. Contudo, é representado pelas letras FL, seguidas de três números que são expressos em centenas de pés.

Por exemplo:

  • FL060: indicação barométrica do altímetro de 6000ft.
  • FL145: indicação barométrica do altímetro de 14.500ft.
  • FL200: indicação barométrica do altímetro de 20.000ft.

Os dígitos do FL sempre terminarão em 0 ou 5, pois utiliza-se múltiplos de 500ft. Geralmente os que terminam em 5 até o FL145 são níveis destinados a voos VFR, e os que terminam em 0 são para voos IFR.

altimetria- nível de voo FL

O que é Altitude de Transição (TA)?

Segundo a ICA 100-37, a Altitude de Transição (TA), será a altitude na qual, ou abaixo da qual, o piloto estará sendo controlado com base em referências de altitudes, ou seja, QNH. Acima da TA, o piloto estará voando em referências de nível de voo (QNE).

Após a decolagem, se o piloto pretende voar acima da TA, ele deverá fazer o ajuste de altímetro de QNH para QNE, que no Brasil é definido como 1013,25hPa ou 29,92Hg. Isso ocorre para manter uma padronização entre todas as aeronaves que estiverem na rota.

A informação de Altitude de Transição de cada aeródromo está disponível nas cartas de saída por instrumentos (SID), nas cartas de aproximação por instrumentos (IAC), nas cartas de rota padrão de chegada de terminal (STAR) e nas cartas de altitude mínima de vigilância ATC (ATCSMAC).

A imagem abaixo mostra uma carta de aproximação por instrumentos (IAC), bem como sua altitude de transição destacada:

altitude de transição de SBSP

O que é Nível de Transição?

O nível de transição é definido como o nível de voo (FL) mais baixo acima da altitude de transição (TA). Quando a aeronave estiver passando o nível mínimo de espera para a altitude do procedimento IFR, o piloto da aeronave deverá ajustar o altímetro de QNE para o QNH do aeródromo que irá pousar.

O respectivo órgão ATC sempre irá informar aos aeronavegantes o respectivo nível de transição, exceto quando o órgão for uma Estação de Telecomunicações Aeronáutica, ou seja, Rádio.

Caso o aeródromo possua Rádio, o piloto será o próprio responsável por calcular o nível de transição do local. O cálculo se baseia na TA e no QNH do aeródromo local, de acordo com a tabela abaixo, prevista na ICA 100-37:

ALTITUDE DE
TRANSIÇÃO
NÍVEL DE
TRANSIÇÃO
PÉS (FT)DE 942.2 A
959.4
DE 959.5 A
977.1
DE 977.2 A
995.0
DE 995.1 A
1013.2
DE 1013.3 A
1031.6
DE 1031.7 A
1050.3
2.000FL 045FL 040FL 035FL 030FL 025FL 020
3.000FL 055FL 050FL 045FL 040FL 035FL 030
4.000FL 065FL 060FL 055FL 050FL 045FL 040
5.000FL 075FL 070FL 065FL 060FL 055FL 050
6.000FL 085FL 080FL 075FL 070FL 065FL 060
7.000FL 095FL 090FL 085FL 080FL 075FL 070
8.000FL 105FL 100FL 095FL 090FL 085FL 080
Tabela para calcular o nível de transição. Fonte: DECEA, ICA 100-37.

No Brasil, as pressões QNH normalmente são entre 995.0hPa e 1031.6hPa. No entanto, para facilitar a interpretação da tabela acima, basta lembrar que:

  • Quando a pressão QNH for igual ou menor que 1013.2hPa, devemos acrescentar 1000ft à altitude de transição (TA).
  • E quando a pressão QNH for maior que 1013.2hPa, acrescentamos 500ft à altitude de transição (TA).

OBS: lembrando que os cálculos acima servem apenas para pressões QNH entre 995.0hPa e 1031.6hPa. Caso contrário, consultar a tabela para cálculo de nível de transição, retirada da fonte oficial ICA 100-37.