A tendência a automatizar a operação da aeronave já atingiu tal nível que é apenas um pequeno exagero dizer que o avião “voa sozinho”, principalmente nos grandes jatos.

Da mesma forma, a antiga navegação visual está tão obsoleta que praticamente só é praticada na íntegra nos cursos de piloto privado.

O Garmim G1000 é um equipamento que sintetiza muito bem a automatização e a modernização dos vários aspectos da operação aeronáutica, trazendo um pouco do nível de tecnologia da aviação comercial para a aviação geral e executiva de pequeno porte.

O G1000 possui, além da integração do piloto automático e sistemas de navegação, uma ampla série de vantagens e funcionalidades que veremos a seguir.

Garmin G1000

História

Algo surpreendente no Garmin G1000 é saber que este sistema tão moderno já está na praça a tanto tempo. Lançado em 2004, em um Diamond DA40, o aviônico tornou-se rapidamente um sucesso, equipando frotas de Cessna 182 ainda em 2004, e de Cessna 172 em 2005.

Apesar de já possuir uma certa idade para uma tecnologia, o G1000 está muito longe de ser ultrapassado, e uma das razões para isso é a sua capacidade de ser atualizado, tanto no software como no hardware.

Hoje o G1000 equipa ampla gama de aeronaves, desde os monomotores Beechcraft Bonanza, até o King Air 350 e alguns jatos. Ele também equipa helicópteros, na sua versão mais específica, o G1000H.

O equipamento

É interessante levantar que este Flight Deck utiliza o conceito de “glass cockpit”, que é, resumidamente, um painel onde os instrumentos estão sob formato digital, integrados entre si, expostos em telas de LCD/LED.

No caso do G1000, em sua configuração mais comum, apresenta duas telas, podendo possuir opcionalmente uma terceira, de 10, 12, ou 15 polegadas.

Isto possibilita que a tripulação consulte as indicações quase simultaneamente, além de eliminar alguns erros típicos de instrumentos analógicos, como erros de paralaxe.

No entanto, nada impede a aeronave de possuir redundâncias de indicações analógicas, como de fato muitas possuem como sistemas de standby.

Funcionalidades

O G1000 explora as possibilidades do glass cockpit surpreendentemente bem, integrando nas telas de LCD funcionalidades como:

  • Banco de dados de cartas Jeppesen, possibilitando a sobreposição delas e a aeronave no mapa do GPS.
  • Banco de dados de terreno e obstáculos com visão tridimensional, possibilitando uma imagem clara do terreno mesmo em IMC.
  • Informação e imagem em tempo real de atividade meteorológica disponibilizada via satélite.

Além dessas funcionalidades, o G1000 também pode se integrar com sistemas TAWS (Terrain Awereness Warning System), e HTAWS na versão mais específica para helicópteros, e sua versão mais moderna, o Garmin G1000NXi, permite conexão com tablets e smartphones.

Importância do Garmin G1000

O Garmin G1000 é um dos flight decks que equipa mais aeronaves no mundo, instalado nas marcas Embraer, Beechcraft, Cessna, Diamond, Cirrus, Mooney, Piper, Quest, e outros. Se destaca pela presença em jatos como o Embraer Phenom 100 e Cessna Citation Mustang C510.

Para pilotos que desejam se capacitar para operar o equipamento e se preparar de forma profissional para o mercado da aviação geral e executiva, a Lift Aviation fornece diversos cursos do Garmin G1000, online e presenciais.

Alguns de nossos principais cursos online do Garmin G1000 são:

Curso online do Garmin G1000: PFD
Curso online do Garmin G1000: MFD
Curso online do Garmin G1000: Flight Plan
Curso online do Garmin G1000: Operação do piloto automático