2020 sem dúvidas foi o ano mais desafiador das últimas décadas para pilotos, comissários e outros profissionais que buscam o primeiro emprego ou recolocação no mercado. Apesar de ter se iniciado de forma otimista e com muitas contratações, a crise promovida pela pandemia do coronavírus foi sem precedentes.
Mas mesmo em meio a grandes demissões em massa e retração da demanda em 2020, 2021 se apresenta como um ano de oportunidades, ainda existem diversas opções setores para aqueles que estiverem preparados.
Oportunidades e preparação
Táxi Aéreo e operações compartilhadas
Uma das maiores oportunidades de emprego para pilotos no momento são os táxi aéreos e empresas de compartilhamento de aeronaves. A crise da saúde despertou em muitos (com condições financeiras suficientes) a utilização do fretamento de voos, além da grande alteração pela ANAC que permite a comercialização de assentos pelo transporte não regular, o que deve transformar os táxi aéreos em pequenas linhas aéreas regionais. O mercado de UTI aérea também está em grande evidência.
As empresas com grande potencial de crescimento em nosso radar: SETE Táxi Aéreo, Avantto, Helisul, Líder Aviação, Brasil Vida Táxi Aéreo, UniAir, entre outros. As vagas costumam requerer no mínimo 1000 horas de experiência para comandantes e no mínimo 150 horas para copilotos.
Como se preparar?
As habilidades certas e um currículo com os diferenciais necessários podem aumentar muitos suas chances de participação nos processos seletivos. Observando a maioria das vagas e perfis buscado pelas empresas de táxi-aéreo, recomendamos os seguintes cursos da Lift Aviation para preparação técnica e criação de um currículo diferencial:
- High Altitude Operations
- Artigos Perigosos (Dangerous goods/HAZMAT)
- Transição para Aeronaves Multimotoras
- Sinalização, Iluminação e Marcações de Aeródromos
- ALAR/CFIT: Redução de Acidentes em Aproximações e Pousos
- RVSM: Reduced Vertical Separation Minimum
- MEL: Minimum Equipment List
- Peso e balanceamento de aeronaves leves
- Planejamento de voo para aviação executiva
- Gestão e reservas de SLOTs
- Compartilhamento de aeronaves
- Cursos de Aviônicos Garmin (G1000, GNS 530, etc)
Aviação Executiva
A aviação geral/executiva de negócios também possui oportunidades em diversas regiões do país, principalmente àquelas ligadas ao agronegócio, com uma demanda mais alta devido principalmente a uma excelente safra em 2020, além da alta do dólar que tem favorecido os exportadores.
A aviação executiva depende de um grande trabalho em relacionamentos e networking para gerar oportunidades de emprego, o que pode ser feito através de oferecimento de serviços e “ajuda” relacionadas a gestão de aeronaves, planejamento de voos, compra e venda de aeronaves e outros. Oferecer serviços ou ajudas desse nível pode te trazer relacionamentos de alto nível com proprietários e comandantes de aeronaves. As vagas mais comuns nos últimos meses são de copilotos para aeronaves single pilot (Phenom 300, Citation CJ2/3, King Air C90, Phenom 100, entre outras), e comandante de aeronaves leves à pistão (Seneca, Baron, Corisco, entre outras).
Como se preparar?
Habilidades de gestão e planejamento são fundamentais, juntamente com o conhecimento em aviônicos, manutenção e outros. Os cursos da Lift Aviation que recomendamos para preparação:
- Planejamento de voo para aviação executiva
- Planejamento de voos internacionais para aviação executiva
- Compartilhamento de aeronaves
- Gestão Financeira de Aeronaves
- Controle Técnico de Manutenção (CTM)
- Garmin G1000
- Garmin GNS 430/530
- Gamin GTN 700/800
- Proline 21
- Radares Meteorológicos de Bordo
- RVSM: Reduced Vertical Separation Minimum
Instrução de voo
O mercado de instrução de voo tem se mostrado resiliente em muitas escolas e aeroclubes do Brasil, ainda com possibilidades de aberturas de novas vagas, principalmente pelo fluxo de INVAs ingressando em táxi aéreos e na executiva.
É um mercado muito competitivo e que depende de afinidade com a atividade. O que muitos ainda falham é em preparar as habilidades e o currículo para a instrução de voo, especificamente. Um bom currículo para linha aérea pode não ser o ideal para instrução, e vice versa.
Como se preparar?
O conhecimento profundo em aeronaves de instrução, em padronização de voo, briefings, performance de aeronaves leves, manobras de instrução e outros, são os mais importantes. Os cursos da Lift Aviation recomendados são:
- Ground School Embraer 712 – Tupi (Piper Cherokee 180)
- Ground School Cessna C150/152
- Instrução de voo: Manobras e Missões Pré-solo
- Instrução de voo: Manobras de Aperfeiçoamento
- Instrução de voo: Navegação Visual
- Performance de Aeronaves Leves
- Peso e balanceamento de aeronaves leves
- Preenchimento de planos de voo
- Preenchimento de cadernetas e diários de bordo
- Consulta e interpretação de NOTAM, AIP e ROTAER
- Fonia e fraseologia para voo visuais
- Fundamentos de manutenção de aeronaves
- Fonia em Inglês: VFR, IFR and Abnormal Situations English Phraseology
Linhas Aéreas
Apesar da crise que afetou fortemente as linhas aéreas, oportunidades pontuais têm surgido, principalmente nas Linhas Aéreas Regionais, Empresas de transporte de cargas e em novas empresas que surgem no mercado.
Algumas oportunidades no radar: Itapemirim (Ita Linhas Aéreas), Azul Conecta, Azul Cargo, Modern Logistics, ASTA, Nella, entre outras.
As grandes companhias já voltaram a contratar tripulantes e pessoal de solo, especialmente os demitidos durante 2020 (recontratações). E espera-se também abertura de vagas externas no segundo semestre de 2021.
Como se preparar?
A preparação para linhas aéreas é baseada em segurança de voo (excelente para o currículo) e conhecimentos específicos para os processos seletivos. Entre os cursos da Lift Aviation que recomendamos, estão: