2020 sem dúvidas foi o ano mais desafiador das últimas décadas para pilotos, comissários e outros profissionais que buscam o primeiro emprego ou recolocação no mercado. Apesar de ter se iniciado de forma otimista e com muitas contratações, a crise promovida pela pandemia do coronavírus foi sem precedentes.

Mas mesmo em meio a grandes demissões em massa e retração da demanda em 2020, 2021 se apresenta como um ano de oportunidades, ainda existem diversas opções setores para aqueles que estiverem preparados.

Oportunidades e preparação

Táxi Aéreo e operações compartilhadas

Uma das maiores oportunidades de emprego para pilotos no momento são os táxi aéreos e empresas de compartilhamento de aeronaves. A crise da saúde despertou em muitos (com condições financeiras suficientes) a utilização do fretamento de voos, além da grande alteração pela ANAC que permite a comercialização de assentos pelo transporte não regular, o que deve transformar os táxi aéreos em pequenas linhas aéreas regionais. O mercado de UTI aérea também está em grande evidência.

As empresas com grande potencial de crescimento em nosso radar: SETE Táxi Aéreo, Avantto, Helisul, Líder Aviação, Brasil Vida Táxi Aéreo, UniAir, entre outros. As vagas costumam requerer no mínimo 1000 horas de experiência para comandantes e no mínimo 150 horas para copilotos.

Como se preparar?

As habilidades certas e um currículo com os diferenciais necessários podem aumentar muitos suas chances de participação nos processos seletivos. Observando a maioria das vagas e perfis buscado pelas empresas de táxi-aéreo, recomendamos os seguintes cursos da Lift Aviation para preparação técnica e criação de um currículo diferencial:

Aviação Executiva

A aviação geral/executiva de negócios também possui oportunidades em diversas regiões do país, principalmente àquelas ligadas ao agronegócio, com uma demanda mais alta devido principalmente a uma excelente safra em 2020, além da alta do dólar que tem favorecido os exportadores.

A aviação executiva depende de um grande trabalho em relacionamentos e networking para gerar oportunidades de emprego, o que pode ser feito através de oferecimento de serviços e “ajuda” relacionadas a gestão de aeronaves, planejamento de voos, compra e venda de aeronaves e outros. Oferecer serviços ou ajudas desse nível pode te trazer relacionamentos de alto nível com proprietários e comandantes de aeronaves. As vagas mais comuns nos últimos meses são de copilotos para aeronaves single pilot (Phenom 300, Citation CJ2/3, King Air C90, Phenom 100, entre outras), e comandante de aeronaves leves à pistão (Seneca, Baron, Corisco, entre outras).

Como se preparar?

Habilidades de gestão e planejamento são fundamentais, juntamente com o conhecimento em aviônicos, manutenção e outros. Os cursos da Lift Aviation que recomendamos para preparação:

Instrução de voo

O mercado de instrução de voo tem se mostrado resiliente em muitas escolas e aeroclubes do Brasil, ainda com possibilidades de aberturas de novas vagas, principalmente pelo fluxo de INVAs ingressando em táxi aéreos e na executiva.

É um mercado muito competitivo e que depende de afinidade com a atividade. O que muitos ainda falham é em preparar as habilidades e o currículo para a instrução de voo, especificamente. Um bom currículo para linha aérea pode não ser o ideal para instrução, e vice versa.

Como se preparar?

O conhecimento profundo em aeronaves de instrução, em padronização de voo, briefings, performance de aeronaves leves, manobras de instrução e outros, são os mais importantes. Os cursos da Lift Aviation recomendados são:

Linhas Aéreas

Apesar da crise que afetou fortemente as linhas aéreas, oportunidades pontuais têm surgido, principalmente nas Linhas Aéreas Regionais, Empresas de transporte de cargas e em novas empresas que surgem no mercado.

Algumas oportunidades no radar: Itapemirim (Ita Linhas Aéreas), Azul Conecta, Azul Cargo, Modern Logistics, ASTA, Nella, entre outras.

As grandes companhias já voltaram a contratar tripulantes e pessoal de solo, especialmente os demitidos durante 2020 (recontratações). E espera-se também abertura de vagas externas no segundo semestre de 2021.

Como se preparar?

A preparação para linhas aéreas é baseada em segurança de voo (excelente para o currículo) e conhecimentos específicos para os processos seletivos. Entre os cursos da Lift Aviation que recomendamos, estão: