Como ocorre o funcionamento das Hélices?

As Hélices das aeronaves podem possuir duas ou mais pás, isso irá variar de acordo com cada avião. Esta possui um perfil aerodinâmico semelhante aos aerofólios dos aviões, e é a responsável por produzir tração, transformando potência efetiva, em potência útil.

Para relembrar:

  • Potência efetiva: é medida no eixo da hélice, variável desde a marcha lenta até a máxima.
  • Potência útil: é a potência de tração que a hélice fornece à aeronave.

Além disso, as pás das Hélices são divididas em estações, que variam da raiz até a ponta das pás. O Ângulo da Pá é determinado pelo Fabricante da Hélice, utilizando as estações como referência.

Qual é a classificação das hélices quanto à variação do passo?

Antes de tudo, é preciso entender que termo “Passo” se refere ao Passo Teórico (exceto se houver especificações), que se trata da distância específica que a hélice deveria teoricamente percorrer, em razão aos ângulos das pás.

Porém, na realidade, a hélice irá percorrer uma distância menor, que é denominada Passo Efetivo ou Avanço. E devido a isso, temos a diferença entre o Passo Teórico e o Avanço, ou seja, a distância que a hélice deixou de percorrer, que recebe o nome de Recuo.

Passo efetivo, teórico e recuo das hélices

No entanto, as hélices são classificadas em três tipos em relação ao passo:

  • Passo Fixo
  • Passo Ajustável
  • Passo Variável

O que é hélice de passo fixo?

A Hélice de Passo Fixo não disponibiliza alteração do passo, e por isso, sua melhor eficiência é em uma determinada Rotação e Velocidade para a qual foi construída.

Este tipo de Hélice é mais comum em aviões menores, geralmente os que servem para instrução de formação de Pilotos, como o Cessna 152.

aeronave cessna com hélice de passo fixo

O que é hélice de passo ajustável?

A Hélice de Passo Ajustável possui alteração no solo através de ferramentas adequadas para este procedimento. Sendo assim, ela só irá produzir uma boa tração na Rotação e Velocidade para qual foi ajustada pelo responsável.

O que é hélice de passo controlável?

Existem dois tipos de Hélice de Passo controlável: variável manualmente, e automaticamente.

Este tipo de passo pode ser ajustado durante o voo, e possui bom rendimento em qualquer condição de voo.

Passo Controlável Manual

No tipo controlável, o passo possui alteração manual pelo piloto em voo, podendo haver aeronaves com a opção de passo de ajuste contínuo entre o mínimo e o máximo, e outras que possuem apenas os passos mínimo e máximo.

Além disso, este modelo utiliza força centrífuga de contrapesos para diminuir o passo, e pressão hidráulica do próprio sistema de lubrificação do motor para aumentar o passo.

Passo Controlável Automático

No tipo automático, a Hélice possui um item que chama-se Governador, responsável por manter a Rotação do Motor constante de maneira automática.

  • Governador: possui mecanismo elétrico ou hidráulico, que controla o passo da hélice para que a mesma possua uma rotação constante. Sendo assim, se houver um aumento de rotação, o governador irá atuar para aumentar o passo da hélice. Da mesma forma, se a rotação do motor diminuir, o governador irá diminuir o passo. Isso ocorre para forçar o motor a manter a rotação contínua.

Podem ser chamadas de Hélice de Velocidade Constante, ou Hélice de Passo Controlável.

Como funciona as Hélices de passos Chato, Bandeira e Reverso?

Além dos passos mostrados anteriormente, as Hélices possuem outros três tipos de passos:

  • Bandeira: nele, a pá da hélice ficará alinhada com o vento. Utiliza-se para diminuir o arrasto quando o motor para por algum motivo durante o voo, geralmente quando ocorre panes.
  • Chato: utiliza-se este tipo quando o motor funciona em um avião parado. Nele, o ângulo da pá é praticamente nulo, ou nulo.
  • Reverso: o passo Reverso é mais comumente utilizado em procedimentos de pouso, onde é preciso parar o avião após o toque na pista. Ele possui o ângulo da pá negativo, e a tração funciona de forma contrária.
aeronave King air com passo bandeira
Aeronave com Hélice no Passo Bandeira.

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