Diante do cenário de pandemia, a aviação entrou em uma situação não agradável para aqueles que desejam ingressar no mercado de trabalho, fazendo com que muitos perdessem o emprego ou dificultando para os que desejavam. Mas em 2021 esse cenário vem mudando para melhor, e a Itapemirim é um dos exemplos que veio para mostrar que a aviação promete bombar nos próximos anos.

Em abril de 2021, a Itapemirim (ITA Transportes Aéreos) realizou seu primeiro voo de certificação juntamente à ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil), permitindo que portas abrissem para aqueles que estavam a procura da esperada oportunidade na aviação. Por isso, separamos 3 coisas que você precisa saber sobre a Itapemirim sobre seleções que ocorreram anteriormente:

  1. Pré requisitos para as vagas
  2. Como é o processo seletivo

Quais são os pré requisitos para Comandante na Itapemirim?

  • 5.000 horas de voo totais
  • Sendo 1000 horas em comando em aeronaves pertencentes ao RBAC 121, ou em aviões a jato com MTOW acima de 22t
  • Certificado Médico Aeronáutico (CMA) válido no momento da admissão
  • ICAO 4 ou superior, válido ou vencido

Diferenciais:

  • Curso superior

Quais são os pré requisitos para Co-piloto na Itapemirim?

  • 200 horas de voo
  • PC/MLTE/IFR
  • Passaporte com no mínimo de 06 meses de validade
  • Prioridade para passaporte com vistos válidos
  • CMA válido no momento da admissão
  • ICAO 4 ou superior

Diferenciais:

  • Curso superior
  • Experiência em Jet Training

Lembre-se que os mínimos não garantem que você será chamado! Sempre busque criar um currículo especial, recheado de cursos e competências que irão demonstrar seu potencial e sua dedicação.

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Como funciona a seleção da Itapemirim?

Etapa inicial

O processo seletivo pode sofrer mudanças de acordo com o passar do tempo, lembrando que esta é uma pesquisa baseada em seleções anteriores da Itapemirim.

O processo se inicia através de uma prova online disponibilizada pela empresa através de um link, aberto a todos. Neste link, o candidato deverá responder questões sobre as seguintes matérias:

  • Língua Portuguesa (10 questões)
  • Inglês (10 questões)
  • Teoria de Voo (20 questões)
  • Regulamentos do Tráfego Aéreo (20 questões)
  • Meteorologia (20 questões)

Em seguida, a empresa irá selecionar os candidatos de acordo com o resultado da prova, cuja possui validade de 1 ano no banco de talentos da empresa.

Entrevista técnica

Pelo fato da Itapemirim ser uma empresa nova no mercado, as primeiras seleções foram compostas, por maioria de pilotos que já possuem uma grande experiência com Airbus.

Na entrevista técnica, os candidatos são entrevistados por pilotos que já fazem parte do grupo Itapemirim. As perguntas feitas podem ser sobre: histórico profissional, tomadas de decisão, capacitação e outras, principalmente com o A320 (para aqueles que já possuem carteira da aeronave).

É uma fase importantíssima onde você terá a chance de demonstrar seu caráter profissional como aspirante a piloto da empresa. A postura e atitude são pontos avaliados, mesmo que subjetivamente.

As seleções futuras irão ocorrer de acordo com a necessidade da empresa, por isso, vale lembrar que essas informações são apenas referências baseadas em seleções anteriores.

Exames médicos

Após a entrevista técnica, os candidatos passarão por exames médicos, como o toxicológico, psicotécnico, e outros.

Para o exame Toxicológico, são coletadas amostras do candidato para uma verificação se o piloto consumiu substâncias psicoativas (drogas), dentro do período de 90 a 180 dias.

Já para o exame psicotécnico, existem formas eficientes de se preparar para esta fase, como o Curso Online preparatório para Entrevistas e Dinâmicas em seleções de Linhas Aéreas. É um curso desenvolvido pela Lift Aviation em parceria com a Psicóloga (e ex-coordenadora de CRM da Avianca Brasil), Paula Moreira.

O curso irá te preparar para enfrentar o nervosismo, as perguntas, a manutenção da postura e atitude, e vários outros aspectos avaliados pelos profissionais de seleção.

Simulador

Nesta etapa, normalmente será conduzido um voo em um simulador do Airbus A320, onde você será levado a voar a aeronave sem os recursos de automação (“na mão”), realizando procedimentos em situações normais, em emergência, bem como responder perguntas teóricas sobre IFR.

Portanto, para um melhor resultado nesta etapa, você deve estudar – de forma intensa – a teoria de IFR, e o mais importante: praticar em simulador de voo.

O treinamento em casa, utilizando simuladores básicos, como o uso do Flight Simulator, são uma excelente forma de se capacitar, se conduzido da forma correta.

simulador Airbus a320

As habilidades mais cobradas durante a sessão de simulador são:

Outras habilidades secundárias que podem te destacar são:

Outras etapas

Ao ser aprovado nesta última fase do simulador, você estará a poucos passos de ser contratado, faltando normalmente apenas exames admissionais e outras questões burocráticas, antes do início do treinamento.