No último artigo foi discutido um dos importantes aspectos presentes na carreira de pilotos de sucesso na aviação executiva. A rede de relacionamento de alto nível é essencial para o sucesso (não apenas na aviação), mas existem outros hábitos que são complementares e também precisam ser desenvolvidos para que o piloto atinja a excelência dentro e fora da aeronave.

Antes de entrarmos de fato no segundo hábito essencial, gostaria de explicar o motivo pelo qual estou tratando estas características dos pilotos de sucesso com “hábitos”, e não simplesmente como “habilidades”.  Hábitos são um conjunto de atividades que realizamos repetidamente, muitas vezes inconscientemente, que expressam nosso caráter. Nos portarmos de forma diferente por um pequeno período de tempo não nos torna necessariamente mais competentes ou eficazes. Usando como exemplo o hábito discutido anteriormente, de “formar uma rede de relacionamento de alto nível”, não é suficiente tentarmos realiza-lo de forma pontual, devemos melhorar constantemente e progressivamente para que o conjunto de ações necessárias para o sucesso se torne, de fato, algo enraizado em nossa cultura. Isso será especialmente importante para o hábito a ser discutido neste artigo.

2° Hábito: “Transmitir a imagem correta, fazer o marketing pessoal”.

A rede de relacionamentos é fundamental para o piloto da aviação executiva, porém, a forma como ele é lembrado – sua reputação e imagem – pelos integrantes de sua rede é igualmente importante. Como discutido no artigo passado, o comandante deve se portar como uma empresa, deve vender seus produtos e serviços de uma forma profissional, e para isso, deve “investir” em marketing.

Uma questão que deve ficar clara é que, assim como no mundo empresarial, não se pode fazer “propaganda enganosa” e deve-se manter a ética profissional. A função principal do marketing pessoal é apresentar aos outros suas qualidades de forma clara e melhorar sua reputação através de ações sinceras e não permitir que sua imagem seja degradada por algum fator externo.

Existem várias formas de trabalhar seu marketing pessoal a seu favor, e a maioria dos pilotos de sucesso na aviação corporativa mantém este conjunto de hábitos de maneira intrínseca. Por se tratar de um conjunto e não de uma ação isolada, iremos tratar separadamente dos três quesitos em que percebemos o maior número de falhas por parte dos pilotos, demonstrando como cada atividade pode refletir em sua reputação:

  • Imagem e estética

A forma de se vestir e de se apresentar esteticamente é sem dúvidas algo que pode te ajudar ou acabar com a sua reputação, afinal, é a primeira coisa que analisamos (consciente ou inconscientemente) ao conhecer alguém. Quando se imagina a figura de um comandante, a primeira coisa que vem à mente é a imagem de um profissional elegante e bem apresentável, ou seja, a expectativa já é naturalmente alta. Qualquer imagem diferente desta criará uma quebra de expectativa, em especial na aviação executiva, onde o piloto tem uma interação pessoal consideravelmente maior com os passageiros e proprietários de aeronaves se comparada a aviação regular. Um profissional que tem o hábito de se vestir e de se apresentar de forma desleixada, acaba por transmitir isto como reflexo de sua personalidade, o que pode afastá-lo de qualquer possibilidade de emprego.

Lembre-se que a nossa imagem é construída a partir da forma que nos apresentamos diariamente, ou seja, desde uma simples visita ao aeroclube a um encontro com os colegas de profissão, não torne a atividade de se apresentar bem exclusiva de momentos como reuniões e entrevistas de emprego.  

  • Conteúdo, ética e conversa

Talvez o maior fator de degradação de imagem pessoal na aviação esteja neste tópico. A imagem estética é fundamental, porém, desacompanhada de conteúdo e ética, tudo pode ir por água abaixo. Este tópico se exemplifica melhor naquilo que dizemos e nas conversas que mantemos. Quando no meio profissional, e até fora dele, devemos manter o hábito de cultivar conversas produtivas, éticas e inteligentes. É muito comum observarmos grupos de aviadores conversando sobre assuntos irrelevantes e muitas vezes prejudiciais às suas reputações, muitas vezes difamando e criticando empregadores e colegas de profissão, caracterizando a tradicional fofoca.

É evidente a postura dos pilotos de sucesso: são cuidadosos com o que falam; mantém conversas produtivas; quando o assunto é desviado para temas prejudiciais, normalmente saem educadamente do ambiente; nunca expõem detalhes da vida pessoal de seus empregadores ou passageiros; ouvem mais do que falam; falam bem dos ausentes; não criticam as habilidades dos colegas de profissão.

  • Marketing Online

Assim como as grandes corporações investem constantemente em seus websites e páginas, os pilotos devem investir e cuidar de seus perfis em redes sociais (afinal, hoje somos mais vistos online do que presencialmente). As mesmas premissas do mundo real devem ser mantidas no mundo digital, e disto algumas pessoas se esquecem completamente. As redes sociais mostram muitas de nossas características e é um ambiente onde estão presentes outros aeronautas, empregadores, prestadores de serviços e outras pessoas igualmente importantes para o futuro de sua carreira.

O piloto que deseja desenvolver um marketing pessoal efetivo deve se focar em criar perfis online que condizem com a imagem que gostariam de transmitir para o mercado. Postar fotos em situações constrangedoras, artigos perturbadores ou de cunho político extremista podem ser interessantes para seus amigos, mas podem degradar sua imagem profissional. Sabe-se que a grande maioria das empresas de RH buscam pelos perfis de redes sociais dos candidatos, na aviação executiva isso não é diferente.

Outro ponto importante é se utilizar mais constantemente de redes sociais profissionais como o Linkedin. Estas redes proporcionam uma maneira grátis e profissional de exposição de currículos e de conhecimentos profissionais. Além do mais, por proporcionar uma boa indexação com o Google, o Linkedin permite que quando alguém pesquise por seu nome na internet, seu perfil profissional seja um dos primeiros resultados.  

É claro que o marketing pessoal vai muito além destes itens expostos acima, porém, dominá-los com maestria já vai te permitir criar uma imagem sólida ao longo do tempo. Suas atitudes, sua educação, humildade e diversos outros fatores são essenciais e devem ser sempre cultivados.

“NÓS SOMOS O QUE FAZEMOS REPETIDAMENTE. A EXCELÊNCIA, PORTANTO, NÃO É UM ATO, MAS UM HÁBITO.” – Aristóteles

Hábito 3 – Em breve…