O que é sistema de indução?

A princípio, o sistema de indução de motores a reação tem como objetivo captar e conduzir uma certa quantidade de ar para os motores, de maneira contínua, livre de turbilhonamento e, com velocidade que garanta eficiência dos motores, para que não ocorra estol de compressor e nem excesso de temperatura.

Além disso, tem-se os dutos de entrada de ar como parte estrutural da aeronave (e não do motor), é de fundamental importância que a captação de ar e seu efeito sejam bem analisados, pois, deficiências no duto causam aumento de perdas, por meio de outros itens do motor.

No entanto, existe uma tarefa denominada como “recuperação de pressão total” ou “recuperação de impacto”, que é onde o sistema de indução de ar deve admitir o máximo de fluxo de ar possível e liberá-lo para o compressor com o mínimo de perda possível.

Após a fase de indução, o ar será direcionado para o compressor, onde será induzido para a câmara de combustão, em seguida para a turbina e por fim, escapamento.

 sistema de indução motor a reação

Como este post sobre sistema de indução está estruturado?

Tipos de entrada de ar de um motor a reação

O que é entrada de ar do tipo simples?

A entrada de ar do tipo simples, ou apenas entrada simples, é geralmente utilizada em motores de fluxo axial, ou seja, o qual a massa de ar passa paralelamente ao eixo do motor. Isso ocorre para possibilitar que o ar passe diretamente através do motor.

Este tipo de entrada possui uma maior eficiência, pois não gera perturbações em seu fluxo de ar devido ao seu bocal estar localizado na parte dianteira do reator.

Em aviões monomotores, monta-se o duto na própria fuselagem, e este será necessariamente longo, reto e com mínimas curvaturas. No entanto, se ocorrer uma queda de pressão devido ao comprimento do duto, as circunstâncias serão superadas pelas características do mesmo, que permitem um fluxo de ar uniforme.

Já em aviões multimotores, é preciso que o duto seja curto, reto e com o mínimo de curvaturas possível. Como consequência, o motor fica exposto a sofrer turbulência no sistema de admissão de ar em casos de baixa velocidade, ou grande ângulos de ataque.

O que é entrada de ar do tipo dupla entrada?

Geralmente, a entrada de ar do tipo dupla entrada, ou entrada dividida, é empregada em aviões de caça. Para que seja possível empregar este tipo de forma, o avião deve possuir apenas um motor.

Caso contrário, a entrada será de forma simples, tendo em vista que cada sistema de indução alimentará um motor diferente.

Como desvantagem, a entrada dupla possui maior dificuldade em obter uma área de indução de tamanho suficiente, devido ao grande arrasto produzido em voo. Por isso, nela ocorre menor eficiência quando ocorrer derivação da aeronave.

O que é entrada de ar do tipo pitot?

Ao contrário da entrada de ar de forma simples, entrada de ar do tipo Pitot tem como característica possuir um alto aproveitamento da pressão de impacto de ar devido ao seu curto comprimento do duto de ar.

Sendo assim, a entrada do tipo Pitot perde parte de sua eficiência quando se voa em velocidades próximas a do som, por causa das ondas de choque que aparecem na entrada de ar.

No entanto, normalmente utiliza-se este tipo em aviões que são de velocidade subsônica, que possuem motores fixos sob a asa e preso por montantes.

sistema de indução 737 max

O que é entrada de ar do tipo boca de sino?

A entrada de ar do tipo boca de sino possui um formato de funil com uma boca de sino. Utiliza-se este tipo de bocal em bancos de provas para ensaio de motores e, por isso, deve ser de fácil instalação e remoção.

No entanto, seu projeto busca conter uma alta eficiência aerodinâmica, com menos perdas possíveis para que o resultado dos ensaios não sejam muito divergentes.

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