Quais habilidades as companhias aéreas realmente buscam em pilotos?

Quais habilidades as companhias aéreas realmente buscam em pilotos?

Um dos maiores desafios das empresas aéreas em todo o mundo é a contratação dos profissionais mais capacitados para a operação das aeronaves. A dificuldade em medir as competências que pilotos devem possuir levou a diversos estudos e teorias, principalmente nas últimas décadas.

Na década de 1990 a Lufthansa, em conjunto com a EASA e outras grandes empresas, desenvolveram um estudo de quase 5 anos para mapear as habilidades mais importantes que tornam os pilotos capazes de operar com segurança e eficiência. O estudo foi promovido principalmente para otimizar os treinamentos, mas acabou sendo um grande balizador nos processos seletivos, afinal, é muito mais inteligente se contratar o profissional já capacitado do que precisar treiná-lo do “zero”.

Na conclusão do estudo foram apresentadas as habilidades mais relevantes, que foram divididas em duas categorias: as soft skills (habilidades emocionais, comportamentais e humanas) e as hard skills (habilidades puramente técnicas)

Hard Skills

As habilidades técnicas são obviamente muito importantes e relativamente “fáceis” de se avaliar em processos seletivos. A habilidade de, por exemplo, realizar uma aproximação IFR em um procedimento ILS, pode ser medida ao se realizar voos em simuladores, muito comum na seleção de todas as companhias aéreas.

A maior dificuldade aqui é a falta de conhecimento prático dos candidatos, afinal, os programas de curso propostos pela ANAC para os cursos de piloto privado, comercial e linha aérea, ainda estão muito atrasados para a realidade do mercado. Enquanto o mercado opera Glass Cockpits, com alto nível de automação a bordo, balizados por procedimentos RNAV/RNP, vigiados por sistemas ADS-B, e tudo mais que os acompanha, o treinamento atual de pilotos se baseia em tecnologias de décadas atrás.

Isso leva as companhias no Brasil a realizarem a parte técnica de sua seleção se utilizando de simuladores básicos, onde o que realmente importa é a capacidade do piloto de se orientar, navegar com precisão em procedimentos VOR/ILS relativamente simples, realizar briefings coesos, interpretar as cartas da forma correta e voar com profissionalismo.

As companhias avaliam as Hard Skills em testes teóricos, avaliando os conhecimentos em navegação, regulamentos de tráfego aéreo, performance e outros temas, e testes práticos em simuladores de voo, como citado acima.

Cada vez mais, porém, as avaliações estão deixando de se tornar tão objetivas, mesmo para as hard skills. O modelo mais atual de avaliação engloba conhecimentos multidisciplinares e resolução de problemas reais e contextualizados, exigindo do piloto muito mais conhecimentos práticos e experiência.

Soft Skills

As habilidades “Soft”, humanas/sociais, já são mais difíceis de se medir e avaliar, e para isso existem as tradicionais dinâmicas de grupo, entrevistas e testes psicotécnicos. As características comportamentais, porém, são avaliadas durante todo o processo seletivo, desde o momento que o candidato tem contato com os primeiros avaliadores.

As competências soft mais relevantes são, por exemplo, a capacidade de se comunicar com precisão e assertividade, a capacidade de liderar dentro e fora do cockpit, a capacidade de manter a consciência situacional em situações adversas, a capacidade de resolver conflitos e a capacidade de tomar decisões corretas.

Essas habilidades são especialmente falhas em diversos candidatos por falta de treinamento, conhecimentos e experiência, afinal, o treinamento básico de pilotos não foca em preparar o profissional para voar em equipe, em operação “multicrew“.

CRM e fatores humanos na aviação

Como se preparar?

O que você deve ter em mente é que as empresas estão buscando apenas os melhores profissionais dentre um grande grupo de candidatos, e por isso, você não deve apenas se ater aos mínimos exigidos (como PC/MLTE/IFR/ICAO 4, etc.), pois isso só te coloca em um patamar semelhante aos demais. Busque desenvolver, estudar e praticar tantos as soft skills quanto as hard skills de uma forma acima da média capaz de te diferenciar da maioria.

Hard Skills – estude e esteja com um ótimo conhecimentos em: operação IFR, performance de aeronaves, peso e balanceamento, regulamento de tráfego aéreo, navegação RNAV, interpretação de cartas (especialmente Jeppesen), briefings e padronização de voo, organização da cabine, planejamento de voo, interpretação de meteorologia, operação de glasscockpit, operação de piloto automático, entre outros.

Soft Skills – estude e tenha capacidade de: tomar decisões, comunicar com assertividade, manter a consciência situacional, operar com dois pilotos (PF/PM), dividir tarefas no cockpit, manter a postura em situações adversas, entre outros.

Idioma – estude e tenha a capacidade de se comunicar bem em inglês, essencial para a aviação, inclusive com a chancela da certificação do teste ICAO, com uma nota superior a 4, como é sabido pela maioria.

A Lift Aviation , maior plataforma online de especialização de pilotos de avião no Brasil, surgiu exatamente para auxiliar os profissionais a conquistarem as competências que o mercado realmente necessita, mas que não são ensinadas no ensino básico da aviação. Ao se cadastrar você tem acesso livre a todos os cursos online tanto de Soft Skills quanto de Hard Skills, para se preparar por completo para conquistar sucesso na carreira. Além do conhecimento, você também recebe os certificados para poder diferenciar seu currículo já nas fases iniciais da seleção das linhas aéreas.

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Principais cursos disponíveis:

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Daniel Passaglia Daniel Passaglia