Você está preparado para os processos seletivos de aviação?

Você está preparado para os processos seletivos de aviação?

Com o intenso crescimento da aviação no Brasil, cresce também a demanda por profissionais desse setor. Comissários de bordo, pilotos, agentes de aeroporto e mecânicos de aeronaves são constantemente recrutados para empresas aéreas nacionais e internacionais, causando um aumento no número de processos seletivos para profissionais de aviação.

Contratar profissionais capacitados para a operação de aeronaves e medir suas competências tem se tornado um grande desafio para companhias no mundo todo e, com isso, os processos seletivos estão cada vez mais complexos e exigentes.

Em um processo rígido como a seleção realizada pelas empresas aéreas, é indispensável que o candidato conheça previamente alguns itens que serão avaliados, para que possa estudar, treinar e expressar-se com segurança perante os recrutadores.

Além das habilidades específicas, o profissional de aviação precisa estar preparado para testes teóricos, psicotécnicos, dinâmicas, entrevistas individuais e outras atividades que compõe o processo e visam avaliar temas interpessoais.

Assim, ingressar em uma companhia aérea pode não ser uma tarefa fácil e, por isso, estar pronto para a seleção é um passo importante para seus objetivos. Você acha que está preparado? Confira a seguir alguns pontos de atenção que nós da Lift consideramos importantes para quem deseja dar um upgrade na carreira.

Exame Psicotécnico

O exame psicotécnico é um método de avaliação de comportamento, que visa analisar se os candidatos são compatíveis com a função que irão executar e até mesmo se existe a presença de algum distúrbio psicológico que pode representar perigo.

Existem vários métodos de realização do exame que, em geral, é dividido em duas partes:

  • Na primeira o candidato deve fazer desenhos simples, como linhas e formas, com o objetivo de examinar a coordenação motora, a capacidade de observação, a percepção de espaço e as proporções dos desenhos. 
  • Já a segunda etapa pode envolver questões pessoais que objetivam identificar distúrbios como bipolaridade, depressão, impulsividade e outros.

O exame psicotécnico não possui gabarito ou respostas corretas. Por isso, o melhor jeito de se preparar para ele é manter a calma e ser o mais verdadeiro possível ao realizar os testes e responder perguntas.

Conhecimentos Gerais

Lift Aviation Carreiras Conhecimentos Gerais para Processos seletivos aviação comissário e pilotos

Provas de conhecimentos gerais são aplicadas como etapas preliminares em diversos processos seletivos e, no caso da aviação, isso não é diferente, especialmente durante a seleção específica para comissários de bordo.

O domínio da língua portuguesa é um grande pilar dos processos seletivos, pois é através da comunicação que o profissional atua como cartão de visitas para uma companhia aérea, especialmente no caso de comissários. Também é através do idioma que são realizadas todas as provas teóricas e escritas e isso certamente será avaliado.

Outra disciplina muito comum em processos seletivos para comissários e agentes de aeroporto é a geografia. É fundamental conhecer pontos estratégicos, tais como estados, capitais dos países e cidades de destaque, não somente brasileiras como internacionais. Também recomenda-se um breve conhecimento sobre história recente, conflitos históricos, saber quais são os principais idiomas falados nos países e as moedas locais.

Leia também: Quais habilidades as companhias aéreas realmente buscam em pilotos?

Por fim, a maioria dos processos seletivos costuma trazer questões de lógica e avaliações de raciocínio, que visam identificar o senso crítico dos profissionais, a habilidade de solução de problemas, a argumentação e a organização pessoal.

Proficiência em Inglês (ICAO)

O Certificado da ICAO (ou Organização de Aviação Civil Internacional, OACI, em português) é o documento que garante a proficiência em inglês, ou seja, que o aviador é capaz de se comunicar na língua inglesa e compreender o vocabulário técnico no idioma.

No Brasil, compete à Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) aplicar o exame, no qual são avaliadas várias habilidades, como vocabulário, pronúncia, estrutura gramatical, fluência e compreensão. As questões de todas as etapas são relacionadas ao universo da aviação.

O candidato pode apresentar 6 níveis de proficiência lingüística de acordo com a classificação da ICAO, para cada habilidade: expert (6), avançado (5), operacional (4), pré-operacional (3), elementar (2) e pré-elementar (1). Para que o piloto esteja apto a viajar internacionalmente deverá ter, no mínimo, o nível 4 como nota final.

Apesar de não existir nenhum curso obrigatório para a realização da prova, recomenda-se que os interessados comecem a se preparar com bastante antecedência pois, atualmente, a proficiência em inglês é considerada um requisito obrigatório para seguir na carreira como piloto.

Para se preparar para o teste, recomendamos que você realize os cursos online preparatórios disponíveis na Lift, elaborados por quem entende de proficiência ICAO. Você pode conferir o curso de Vocabulário e também os Fundamentos mais importantes para o exame.

Apresentação Pessoal e Entrevistas

As dinâmicas de grupo e entrevistas têm como objetivo avaliar as características e competências do candidato, não somente profissionais como pessoais. As entrevistas podem ser complexas e desgastantes e, por isso, exigem preparação.

Estar pronto para uma entrevista significa estar familiarizado com os aspectos que deseja mostrar de si mesmo, conhecer o cargo que deseja e a cultura da empresa na qual você está se candidatando. Transmitir confiança e profissionalismo durante as dinâmicas e entrevistas e estar seguro de sua apresentação pessoal é fundamental. 

Conheça o curso preparatório que a Lift oferece para seleção em linhas aéreas, com enfoque em dinâmicas e entrevistas. Com essas dicas, certamente fica mais fácil pensar em todos esses detalhes e trabalhar na confiança necessária para a seleção.

Habilidades Técnicas (Hard Skills)

Lift Aviation Carreiras Processo Seletivo Habilidades Técnicas Hard Skills

Por fim, as habilidades técnicas são obviamente muito importantes em processos seletivos e podem ser medidas através de voos em simuladores, muito comuns na seleção de todas as companhias aéreas.

As companhias avaliam as Hard Skills em testes teóricos, levando em conta conhecimentos em navegação, regulamentos de tráfego, performance e outros temas. Cada vez mais, porém, as avaliações estão englobando conhecimentos multidisciplinares e resolução de problemas, exigindo do candidato familiaridade e experiência com casos reais e contextualizados.

A melhor forma de se preparar para a parte técnica dos processo seletivos é, sem dúvidas, estudar e praticar as habilidades. Utilize materiais didáticos de qualidade, como os oferecidos pela FAA e EASA e realize cursos específicos. A prática constante em simuladores de voo também auxilia a enfrentar o processo seletivo com mais assertividade.

Essas foram algumas dicas para os processos seletivos. A Lift Aviation oferece diversos cursos online de especialização e capacitação para profissionais da aviação, com um portfólio que abrange tanto conhecimentos técnicos quanto cursos para os demais pontos da seleção. Não deixe de conferir!

Leia também: Os 3 hábitos dos Pilotos Executivos de sucesso