O que são Limites de Altitude?

Os Limites de Altitude são de extrema importância para a aviação nacional e mundial. Com eles, é possível garantir que aeronaves voem em altitudes seguras a fim de livrar obstáculos, garantam comunicação e sinal de rádio auxílios durante toda a rota.

Principalmente na Navegação IFR é prezado que os pilotos façam um bom planejamento do seu voo. Por isso, é recomendado que os mesmos tenham ciência das cartas que serão utilizadas, altitudes a serem mantidas, ROTAER, NOTAM’s, dentre outros.

Para uma melhor compreensão deste post, leia o artigo da Lift Aviation sobre Rotas ATS (clicando aqui), onde você irá compreender o que são, e quais os tipos de Rotas ATS, bem como seus limites laterais e verticais.

Todas as informações sobre as altitudes citadas neste post são baseadas documento 8168 (PANS OPS), oficial da ICAO. São elas:

  • MEA – Mininum En-route Altitude
  • MAA – Maximum Authorized Altitude
  • MOCA – Mininum Obstruction Clearance Altitude
  • MORA – Mininum Off- Route Altitude
  • GRID MORA – Mininum Off- Route Altitude
  • MRA – Mininum Reception Altitude
  • MCA – Minimum Crossing Altitude
  • MVA – Mininum Vectoring Altitude

O que é MEA – Mininum En-route Altitude?

A MEA é um dos tipos de cartas referentes a rotas de navegação aérea. Ela indica a altitude mínima de rota em uma aerovia em que os sinais de rádio auxílio terão receptividade garantida durante todo o trajeto do voo.

Sendo assim, os mínimos da MEA consideram que a aeronave terá comunicação, sinais de rádio auxílio na rota e livramento de obstáculos.

Considerando cartas Jeppesen, no Brasil é comum de se ver as altitudes das cartas MEA com apenas numerações, desacompanhadas de letras. No entanto, a maioria destas rotas brasileiras englobam sinais de satélite (como o RNAV) e auxílios rádio, e por isso geralmente são mais altas.

  • Quanto maior o nível de voo, melhor será o sinal de um rádio auxílio, diferente do GPS, que possui bom sinal em baixas altitudes.

Já nos Estados Unidos, por exemplo, as MEA’S que são balizadas por sinais via satélite utilizam a letra G (GPS MEA) após a altitude, para representar a navegação RNAV na aerovia respectiva.

O que é MAA – Maximum Authorized Altitude?

A MAA – Altitude Máxima Autorizada é possível de se encontrar em cartas Jeppesen de diversos países, até mesmo no Brasil. Ela se trata da altitude máxima de uma aerovia que as aeronaves poderão voar em um determinado espaço aéreo.

Essas limitações de altitude ocorrem para uma melhor organização e melhor controle do espaço aéreo. Quando não há MAA, significa que o limite vertical da aerovia do espaço aéreo superior é ilimitado.

Por exemplo, na imagem abaixo é possível ver que a altitude máxima permitida nas aerovias J19 e J71 é de 35.000ft.

O que é MOCA – Mininum Obstruction Clearance Altitude?

A MOCA é a altitude mínima permitida em aerovias situadas entre dois VOR’s, rotas fora de aerovias ou segmentos de rota, garantindo sinais dos mesmos por uma distância de até 22MN (aplicado apenas nos USA), ou seja, todas as aerovias balizadas por VOR terão MOCA.

Ela é identificada nas cartas de rota por uma numeração de altitude seguida da letra T, que significa “Terrain”, ela sempre será menor que a MEA , e geralmente as duas são mostradas juntas. É importante saber também que o DECEA não utiliza MOCA em suas cartas publicadas no Brasil.

No entanto, a MOCA também garante as seguintes separações mínimas com obstáculos:

  • Obstáculos de até 3.000ft: 1.000ft de separação
  • Entre 3.000ft e 5.000ft: 1.500ft de separação
  • Acima de 5.000ft: 2.000ft de separação

Na aerovia V140 mostrada na imagem abaixo, tem-se a MEA, de 4.000ft, e a MOCA, de 3.500ft.

O que é MORA – Mininum Off- Route Altitude?

O termo MORA, criado pela Jeppesen, é a altitude mínima fora de rotas convencionais (balizadas por VOR e NDB) em que a aeronave deve voar. Ela compreende uma largura de até 10MN do eixo da aerovia.

Ou seja, a MORA foi criada com o objetivo manter a separação vertical e lateral de obstáculos durante a navegação, aumentando a segurança do voo, tendo em vista que NDB e VOR não possuem precisão.

A Mininum Off Route Altitude está presente nas cartas em forma de uma numeração de altitude seguida da letra “a”. Este tipo de altitude não é comum de se ver em cartas, pois a maioria das aerovias atuais são balizadas por satélite. Porém é importante saber da MORA se você estiver se preparando para seleções de companhias aéreas.

A MORA garante as seguintes separações mínimas com obstáculos:

  • Obstáculos de até 5.000ft: 1.000ft de separação
  • Acima de 5.000ft: 2.000ft de separação

O que é GRID MORA – Mininum Off- Route Altitude?

A GRID MORA é um termo criado pela PANS, muito comum de se ver em cartas tanto do DECEA, quanto da Jeppesen. Ela representa a altitude mínima em que aeronaves devem voar entre determinadas latitudes e longitudes, mais conhecida como a altitude mínima do “quadrante”.

Sendo assim, esta altitude assegura que as aeronaves se mantenham em segurança e livres de obstáculos durante toda a rota dentro daquele quadrante, determinado por paralelos e meridianos. Em relação à obstáculos, a GRID MORA garante as seguintes separações mínimas:

  • Obstáculos de até 5.000ft: 1.000ft de separação
  • Acima de 5.000ft: 2.000ft de separação

As GRID MORA’s abaixo do nível de voo 100 em cartas Jeppesen possuem a cor verde, já as superiores ao FL100, possuem a cor avermelhada.

Falando agora em carta visual, a GRID MORA também está presente na carta WAC – World Aeronautical Chart. No exemplo abaixo, a altitude mínima recomendada é de 4.500ft, devido a obstáculos daquele quadrante.

O que é MRA – Mininum Reception Altitude?

A Mininum Reception Altitude – MRA é a altitude mínima de recepção, disponível na carta para informar qual será a altitude mínima em que os sinais de diferentes rádios auxílio irão ter receptividade pela determinada aeronave para balizar aquele fixo.

Em outras palavras, é a menor altitude em que se recebe duas marcações de sinais de rádios auxílios em voo, para cruzamento de fixos.

Por exemplo: se uma aeronave estiver voando com auxílio VOR, e precisar passar pela posição CHESO, como ela irá saber que chegou no fixo? Neste caso, para ter sinal garantido de marcações cruzadas de duas radiais, ela precisará estar no mínimo a 5.000ft, além de estar nas distâncias corretas indicadas na carta.

O que é MCA – Minimum Crossing Altitude?

A Mininum Crossing Altitude – MCA é altitude mínima em que uma aeronave deve cruzar um fixo para continuar a subida para a MEA. Em outras palavras, é a altitude mínima em uma determinada posição para garantir que a aeronave consiga prosseguir a subida com segurança, garantindo de sinal de rádio auxílio, comunicação, e livramento de obstáculos.

É importante saber que a MCA pode ser setorial, ou seja, ela poderá informar altitudes para apenas um setor, ao invés da aerovia inteira. O setor será representado após a altitude recomendada, por exemplo: 4000S, para aeronaves que voam em direção sul.

No exemplo abaixo, aeronaves que estiverem na aerovia V-74, indo de Oeste para Leste, tem-se a altitude mínima de 3.600ft para cruzamento do fixo MAGGA para dar-se continuidade na subida para a MEA, que é de 4.500ft. Além disso, tem-se a MOCA, de 4.000ft, representada pela altitude seguida da letra T.

O que é MVA – Mininum Vectoring Altitude?

A Mininum Vectoring Altitude – MVA é a menor altitude possível segura para vetoração. Além disso, ela é resguardada pelos critérios de separação contra obstáculos na rota.

Este tipo de carta é utilizado em grande parte das vezes pelos controladores, e não por pilotos, pois são eles quem fazem o vetoramento das aeronaves.

Mas então por que há MVA disponível para pilotos? As cartas ficam disponíveis por questão de segurança, para que pilotos tenham ciência das altitudes que serão vetorados e não permitirem quaisquer erros por parte do controle.

Na imagem abaixo, por exemplo, entre as radiais 275 e 206, entre 5MN e 15MN do VJK a altitude mínima de segurança para vetoração é de 5.600ft. Em outros setores da carta, segue-se o mesmo raciocínio.