O que é Approach Climb e Landing Climb?

A princípio, o Approach Climb e o Landing Climb são performances de arremetida que uma aeronave deve cumprir com diferentes configurações caso ela tenha que arremeter durante uma aproximação, ou seja, são fatores e gradientes mínimos para uma arremetida segura considerando uma série de ajustes durante uma aproximação.

As informações sobre estes gradientes de arremetida estão presentes nos parágrafos 25.117, 25.119 e 25.121 do RBAC 25, ou FAR 25, que se tratam sobre Requisitos de Aeronavegabilidade: Aviões de Categoria Transporte.

Estes gradientes permitem que as aeronaves de grande porte consigam realizar uma arremetida de forma segura e eficiente, de acordo com seu peso e quantidade de motores. Os cálculos destas performances geralmente ssão feitos pelo despachante operacional de voo (DOV) da companhia aérea.

Caso a aeronave não consiga cumprir um dos requisitos mínimos necessários para realizar um approach climb ou landing climb, o seu peso máximo de decolagem será limitado ao menor peso.

  • Por exemplo: se a aeronave conseguir cumprir o approach climb com 20 toneladas, e o landing climb com apenas 15 toneladas, o menor peso (15T) será considerado o máximo para decolagem em seu aeródromo de origem.
avião de 4 motores pousando

Requisitos do Approach Climb

O maior diferencial entre os gradientes, é que no Approach considera-se o motor crítico inoperante, sendo assim, são os requisitos para este tipo de aproximação:

  • Motor crítico inoperante;
  • Motor remanescente na potência de arremetida;
  • Peso máximo de pouso – MLW;
  • Trem de pouso recolhido;
  • Flaps na posição de aproximação.

Já para a arremetida, considerando os requisitos anteriores, utiliza-se a porcentagem do gradiente de subida de acordo com a quantidade de motores equipados na aeronave:

  • 2 motores: 2,1%
  • 3 motores: 2,4%
  • 4 motores: 2,7%

Para facilitar a memorização, considere um acréscimo de 0,3% para cada motor adicionado.

Requisitos do Landing Climb

Ao contrário do Approach, para este tipo de operação deve-se possuir todos os motores operantes, trem de pouso baixado e flaps de pouso. Portanto, considera-se:

  • Todos os motores funcionando (os motores devem ir de IDLE para TOGA em até 8 segundos);
  • Trem de pouso baixado;
  • Flaps de Pouso;
  • Gradiente único de arremetida de 3,2% para todos os tipos de aeronaves, desde que estejam de acordo com o FAR 25.

Gradiente mínimo de arremetida

Cada tipo de aeronave possui seus requisitos que as fazem ser do RBAC 23 ou do RBAC 25. Esses documentos possuem uma extrema importância para que o piloto saiba qual performance a sua aeronave precisa cumprir dentro de cada certificação.

No entanto, geralmente a categoria das aeronaves são definidas de acordo com seu peso máximo de decolagem (MTOW), número de assentos e tipo de manobras realizadas. Sendo assim, existem 5 categorias: normal, utilidade, acrobática, transporte regional e, por fim, transporte.

Normal

Um exemplo de aeronave da categoria normal é o Cessna Caravan, que atualmente opera em alguns táxis aéreos e até mesmo em linha comercial como a Azul Conecta. Para se encaixar na nesta classe, a aeronave deve cumprir alguns requisitos de certificação estabelecidos no RBAC 23:

  • MTOW- 5686Kg/12500lb
  • Capacidade de até 9 assentos para passageiros (excluindo tripulantes)
  • Realiza manobras não acrobáticas
  • Permite curvas de até 60°
avião cessna caravan 208
Cessna Gran Caravan

Utilidade

Também de acordo com o RBAC 23, o Cessna Columbia é um dos tipos de aeronave que faz parte do grupo Utilidade, que possui os seguintes requisitos:

  • MTOW – 5686Kg/12500lb
  • Até 9 assentos para passageiros (excluindo tripulação)
  • Manobras não acrobáticas
  • Curvas de até 90°
aeronave cessna columbia
Cessna Columbia

Acrobática

A maior parte dos aviões da Red Bull, por exemplo, são de categoria acrobática, pois como o próprio nome diz, são aviões capazes de realizar manobras acrobáticas que exigem uma estrutura adequada para a operação. Também percentente ao RBAC 23, são os requisitos para se encaixar na categoria:

  • MTOW – 5686Kg/ 12500lb
  • Capacidade de até 9 assentos de passageiros (desconsiderando tripulação)
  • Realiza quaisquer manobras
Extra 300 – Red Bull

Transporte Regional

Diferente dos outros grupos, o Transporte Regional já permite uma capacidade maior para passageiros, e possui um maior peso de decolagem permitido. Apesar disso, esta categoria também se encaixa no RBAC 23, e possui os seguintes requisitos:

  • MTOW – 8636Kg/ 19000lb
  • Capacidade de até 19 assentos de passageiros
  • Multi-propeller (multimotora com propulsão a hélice)
  • Permite curvas de até 60°

Um exemplo de aeronave deste tipo, é o Let 410, que apesar de diferente, é bastante usado em táxis aéreos do Brasil.

Let 410

Transporte

Falando de aviões maiores, a categoria transporte já possui certificação de acordo com o RBAC 25. Os aviões de linha comercial, como o Boeing 737, Airbus A320 e o ATR72 são exemplos de aeronaves desta categoria, que possui os seguintes requisitos:

  • Jatos com capacidade de 10 passageiros ou mais, ou MTOW maior que 5682Kg
  • Multi-propeller com 19 assentos de passageiros ou MTOW maior que 8636Kg
ATR 72

No entanto, os requisitos citados nos tópicos anteriores de Approach Climb e Landing Climb, possuem gradientes de arremetida apenas para aeronaves que cumprem requisitos do FAR 25, ou seja, consideradas da categoria transporte.

Para as aeronaves pendentes do FAR 23, o documento criado pelo Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) contempla um valor de 2,5% para um gradiente de arremetida seguro para livrar obstáculos, considerando todos os motores em funcionamento. Caso seja necessário um gradiente diferente do padrão, o valor mínimo requerido para realizar o procedimento estará na carta, como mostra a imagem a seguir:

Uma aeronave com todos os motores operando provavelmente será capaz de cumprir mais do que 2,5%, ou o 3,2% de gradiente de subida, certo? Pois bem, a carta acima mostra que quanto maior for o valor de gradiente de subida, menor será a sua DA ou MDA. Lembrando que isto aplica-se apenas se sua aeronave for capaz de operar com gradientes maiores.

Exemplo:

  • Uma aeronave capaz de subir com 2,5% estará restrita a 1889ft de DA, enquanto uma capaz de subir com 5,0% poderá aplicar uma DA menor, de 1199ft: