O Certificado da ICAO (Organização de Aviação Civil Internacional) é o documento que atesta a proficiência de um aviador em inglês, ou seja, sua capacidade de se comunicar e compreender o idioma. Esse certificado é um dos pré-requisitos para quem busca voar internacionalmente.

No Brasil, é responsabilidade da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) certificar pilotos conforme a ICAO, através do teste Santos Dumont English Assessment (SDEA), que passou por recentes modificações. Conhecer o modelo atual é essencial para preparar-se! Você pode conferi-lo aqui.

Saiba como é o teste

O SDEA segue as diretrizes da ICAO, avaliando o inglês dentro do universo da aviação civil. Isso inclui a rotina do piloto, os imprevistos e as emergências. As habilidades avaliadas são pronúncia, estrutura gramatical, vocabulário, fluência, compreensão e interações.

O teste é constituído de uma entrevista oral, gravada em áudio e vídeo para posterior avaliação. A entrevista é dividida em quatro partes:

  • Parte I – Aviation Topics (Tópicos da Aviação)

Os candidatos respondem questões relacionadas à sua experiência e ao cotidiano da aviação de forma geral. Essa parte inicial visa “quebrar o gelo”, ao mesmo tempo que as respostas são avaliadas. Cada resposta deve durar aproximadamente um minuto.

Você pode se preparar para a parte 1 em: Curso preparatório prova ICAO: Parte 1 – Aviation Topics

  • Parte II – Interacting as a Pilot (Interagindo Como um Piloto)

Agora, o candidato é o piloto, interagindo com o controle de tráfego em cinco situações diferentes. Todas as informações compreendidas devem ser reportadas ao examinador, sempre utilizando a fraseologia da aviação. Aqui, o objetivo é avaliar a capacidade de compreender e interagir em inglês.

Você pode se preparar para a parte 2 em: Curso preparatório prova ICAO: Parte 2 – Interacting as a Pilot

  • Parte III – Unexpected Situations (Situações Inesperadas)

São apresentadas três situações de emergência, por meio de gravações de diálogos entre um piloto e um controlador. O candidato deve reportar tudo que conseguiu compreender e responder questões sobre cada situação. No fim, ele deverá indicar qual foi a situação mais difícil de lidar e apontar possíveis soluções ou formas de prevenir o problema. Essa etapa avalia a compreensão do idioma frente situações reais de emergência.

Você pode se preparar para a parte 3 em: Curso preparatório prova ICAO: Parte 3 – Unexpected Situations

  • Parte IV – Picture Description and Discussion (Descrição e Discussão de Foto)

Na última parte do exame, o candidato deve descrever uma foto e responder perguntas relacionadas à imagem. São apresentadas afirmações e o entrevistado deve dizer o quanto concorda ou não com elas, justificando sempre sua opinião.

Você pode se preparar para a parte 4 em: Curso preparatório prova ICAO: Parte 4 – Picture Description

Leia também: Você está preparado para os processos seletivos de aviação?

Resultados

Os resultados são divulgados por e-mail, em até 30 dias úteis. Após as últimas reformulações no SDEA, a ANAC constatou que não era possível atribuir de forma segura o nível 6 a um candidato apenas com seu exame, passando a conceder no máximo o nível 5.

Assim, atualmente, é possível obter os seguintes níveis de proficiência linguística: Nativo (6), avançado (5), operacional (4), pré-operacional (3), elementar (2) e pré-elementar (1). Essas notas são atribuídas a cada uma das habilidades avaliadas e a menor nota atingida será a nota final. Para que o piloto seja autorizado a viajar internacionalmente, deverá atingir ao menos o nível operacional (4).

O certificado ICAO deve ser revalidado periodicamente. Os pilotos que atingirem o nível operacional (4) deverão se submeter a um novo teste após três anos e os que atingirem o nível avançado (5), após seis anos. O nível que prevalece é sempre o da última avaliação.

Por fim, recomendamos que os interessados se prepararem com bastante antecedência para obter o certificado ICAO. Realize os cursos online preparatórios disponíveis na Lift, elaborados por instrutores que realmente entendem de proficiência em inglês. Você pode conferir o curso de Vocabulário, o curso sobre Aviation Topics e também os Fundamentos mais importantes para o exame, além de cursos de fonia em inglês e mais de 90 cursos voltados para profissionais de aviação. Boa sorte!