O que são distâncias declaradas?

Se você é da área da aviação, provavelmente já ouviu falar em distâncias declaradas. Mas você sabe o que são elas? Essas distâncias são de extrema importância no planejamento de um voo, pois são empregadas para efeitos de cálculo de comprimento de pista, que envolve a performance de pouso e decolagem das aeronaves.

Dessa forma, erros relevantes nos cálculos, responsáveis pelo operador de aeródromo, podem ocasionar até um acidente e por isso os resultados devem ser de bastante precisão. Segundo o RBAC 154, as distâncias declaradas de uma pista devem ser calculadas em metros arredondados. São elas:

  • Pista Disponível para Corrida de Decolagem (TORA);
  • Distância Disponível para Decolagem (TODA);
  • Distância Disponível para Aceleração e Parada (ASDA); e
  • Distância Disponível para Pouso (LDA).
distâncias declaradas
Distâncias declaradas.

Além disso, há condições relevantes para a resolução do comprimento da pista de pouso e decolagem:

  1. Características de performance e pesos operacionais das aeronaves com operação pretendida;
  2. Condições climáticas, principalmente as relacionadas a vento e temperatura;
  3. Características da pista, tais como declividade e condição superficial; e
  4. Localização do aeródromo, por exemplo, a elevação do aeródromo influencia na pressão
    atmosférica e as restrições de terreno.

Como este artigo sobre distâncias declaradas está estruturado?

O que é Stopway?

Stopway, traduzida como zona de parada, é um prolongamento da pista de pouso e decolagem designada para auxiliar uma aeronave, sem causar danos estruturais, numa desaceleração ou quando a mesma necessita abortar a decolagem. A largura de uma stopway deve ser igual a da pista à qual pertence.

Caracterizada por setas amarelas, em alguns aeródromos deve-se utilizar a zona de parada apenas em casos de emergência, pois sua superfície é diferente da pista, sendo construída exclusivamente para a parada de aeronaves. Contudo, nestes são proibidas manobras em cima da stopway, pois isso acarretará prejuízos para o aeródromo, operador da aeronave e para o próprio avião.

Sendo assim, é de grande importância que haja stopway em pistas, principalmente em aeroportos mais movimentados que operam com aeronaves pertencentes ao RBAC 25, pois ela proporciona uma maior segurança para as operações.

Por fim, em outros aeródromos, a superfície de uma zona de parada deve proporcionar propriedades de aderência
iguais ou superiores às da pista à qual está ligada.

demonstração de uma stopway
Stopway.

O que é Clearway?

Clearways, também chamada de zonas desimpedidas, são espaços que prolongam uma pista disponível para decolagem (TORA). Em uma clearway não deve existir obstáculos considerando uma subida igual ou inferior a 1,25%, dentro de uma distância de 300 metros. Contudo, podem existir luzes de fim da pista na mesma, desde que não excedam 66cm, e que estejam nas laterais da pista.

Além disso, para operações por instrumentos, as clearways devem possuir no mínimo 500 pés, ou 150 metros de largura em relação a linha central da pista. Da mesma forma, porém para operações visuais, devem possuir metade da largura da faixa de pista.

Por fim, é importante observar que:

  • Devido às declividades transversais ou longitudinais em uma pista de pouso e decolagem, acostamento ou faixa de pista, em alguns casos, o limite inferior do plano da zona desimpedida especificado no RBAC 154 pode estar abaixo da elevação correspondente da pista de pouso e decolagem, acostamento ou faixa de pista.
  • Desde que satisfeitas as condições das Áreas de Segurança de Fim de Pista (RESA), descritas na seção154.209 do RBAC 154, não é necessário que essas superfícies sejam niveladas para se ajustarem ao limite inferior do plano da zona desimpedida (clearway), nem que o terreno ou os objetos que estiverem acima desse plano, além do fim da faixa de pista, mas abaixo do nível da faixa de pista, sejam removidos, a menos que se considere que eles possam oferecer risco às aeronaves.
clearway
Stopway e clearway.

Quais são as Distâncias declaradas?

O que é TORA?

A TORA, ou Take-off Run Avaiable (Pista Disponível para Corrida de Decolagem), que como o próprio nome já diz, é o distância total da pista disponível para a corrida de decolagem no solo. Esta inclui a cabeceira deslocada, pois ela é permitida apenas para procedimentos de decolagem.

Desse modo, as zonas desimpedidas (clearways) devem se iniciar no final da pista disponível para corrida de decolagem. Além disso, o comprimento de uma zona desimpedida não deve exceder metade do comprimento da TORA.

Take-off Run Avaiable – TORA

Lembrando que a TORA é a distância total da pista, diferente da distância que a aeronave precisa para decolar, que se chama TODR (takeoff distance required).

Logo, a TODR, para aeronaves que cumprem normas do RBAC 23, ocorre do Brake Release Point até a Screen Height, de 50 pés. Já para aeronaves do RBAC 25, do Brake Release Point até 35 pés de altura. Com isso, a TODR será menor do que a TORA.

distância do brake release até a screen height
Take-off Distance Required – TODR.

O que é TODA?

TODA, abreviada de Take-off Distance Avaiable, e traduzida como Distância Disponível para Decolagem, se trata do comprimento disponível da pista para a corrida de decolagem da aeronave, porém acrescida da zona de parada (stopway) e da zona desimpedida (clearway), se existirem. Para operações de pouso, utiliza-se a LDA, que será vista no tópico a seguir.

Ou seja:

  • A Take-off Distance Avaiable é a área que envolve toda a fase da decolagem, juntamente com a zona de parada e a zona livre de obstáculos de um aeródromo.
distâncias declaradas: TODA
  • RESA – Runway End Safety Area: traduzida como Área de Segurança de Fim de Pista, se trata de um espaço de segurança simétrica ao final da pista. Utiliza-se essa área para reduzir o risco de danos a aeronaves que realizem o toque antes de alcançar a cabeceira (undershoot), bem como as que ultrapassem acidentalmente o fim da pista de pouso e decolagem (overrun). Por fim, sua largura deve ser igual ou superior ao dobro da largura de pista para a aeronave crítica relativa,

O que é LDA?

Landing Distance Available, ou Distância Disponível para Pouso, se trata do comprimento disponível declarado de pista para a corrida no solo. Diferente da Take-off Distance Avaiable (TODA), a LDA serve para aeronaves que acabam de pousar. Nela, utiliza-se o comprimento total da pista, incluindo ou não a cabeceira deslocada, isso irá variar de acordo com a operação do aeródromo.

Uma das vantagens da Distância Disponível para Pouso (LDA) de um aeródromo ser longa, é que há a flexibilização do despacho operacional para tempo ruim no destino ou para o combustível da aeronave.

distâncias declaradas: LDA
Landing Distance Available – LDA.

O que é ASDA?

Semelhante a Distância Disponível para Decolagem (TODA), segundo o RBAC 154, a ASDA (Accelerate-Stop Distance Available), ou Distância Disponível para Aceleração e Parada, se trata do quanto de pista tem disponível para a corrida de decolagem somado a zona de parada, se houver.

distâncias declaradas: ASDA

Como calcular as distâncias declaradas?

De acordo com o RBAC 154, apêndice G.3, calcula-se as distâncias declaradas para cada direção da pista de pouso e decolagem, utilizando:

  • TORA – pista disponível para corrida de decolagem;
  • TODA – distância disponível para decolagem;
  • ASDA – distância disponível para aceleração e parada e
  • LSA – distância disponível para pouso.

Lembrando que segundo a ANAC, o responsável por calcular as distâncias declaradas, e solicitar um NOTAM caso haja qualquer mudança nas mesmas em virtude de obras, acidentes ou emergências, é do Operador de Aeródromo. Sendo assim, há quatro maneiras para fazer os cálculos:

  1. Se não houver uma zona de parada (stopway) ou zona desimpedida (clearway) em uma pista de pouso e decolagem, e se a cabeceira estiver localizada na extremidade da pista, as quatro distâncias declaradas devem ser iguais ao comprimento da pista. (Figura A)
  2. Se houver uma zona desimpedida (CWY)em uma pista de pouso e decolagem, então a TODA incluirá o comprimento da zona desimpedida. (Figura B)
  3. Caso tenha uma zona de parada (SWY) em uma pista de pouso e decolagem, então a ASDA incluirá o comprimento da zona de parada. (Figura C)
  4. Quando uma pista de pouso e decolagem possuir uma cabeceira recuada, então a LDA será reduzida na distância que a cabeceira estiver deslocada. (Figura D)
cálculos de distâncias declaradas