O que é sistema de pouso por instrumentos – ILS?

O ILS, ou Instrument Landing System, e em português Sistema de Pouso por instrumentos, é um dispositivo que indica ao piloto de forma precisa, orientações laterais e verticais para o pouso, ou seja, informações sobre o eixo da pista, e a trajetória ideal de planeio. o Documento 8168, Vol. II da ICAO possui todos os requisitos para uma operação ILS.

Desde a década de 1930, já existiam equipamentos capazes de auxiliar um pouso com precisão.

Mas só em 1° de abril de 1940, após a Civil Aeronautic Authority (CAA) realizar testes no aeroporto de Indianápolis, o Civil Aeronautic Journal publicou o surgimento de um novo sistema que consistiria em quatro elementos:

  1. Um localizador de pista de aterragem, que dá um rumo de faixa para orientação lateral
  2. Um caminho inclinado, que provê os meios para controlar a descida
  3. Dois faróis de referência, para orientar o progresso da aproximação do campo de aterragem

E assim surgiu o nosso conhecido Sistema de Pouso por Instrumentos (ILS), que atualmente possui três categorias:

  • CAT I
  • CAT II
  • CAT III

Cada categoria define previamente seus parâmetros para que o piloto receba auxílio do sistema durante o pouso sob condições de teto e visibilidade restritas.

Quais são as exigências para aeronaves que operam ILS?

Para uma operação ILS, a autoridade aeronáutica requisita que a aeronave deve ser homologada para concluir os procedimentos de aproximação e pouso de maneira segura.

Sendo assim, a aeronave deve possuir equipamentos de navegação, aproximação e comunicação que possibilitem a manobra solicitada para a categoria do ILS disponível.

No entanto, as autoridades que fixam as quantidades mínimas desses equipamentos são:

  • Para aeronaves civis brasileiras: Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC);
  • Para aeronaves militares brasileiras: Estado-Maior da Aeronáutica;
  • Para aeronaves estrangeiras: Autoridade de Aviação Civil do estado ao qual pertencer a aeronave.

Quais são os requisitos para um piloto poder operar ILS?

Sabemos que a operação ILS é um procedimento de precisão, sendo assim, a operação exige uma maior qualificação do piloto em comando.

No entanto, assim como para a aeronave, as autoridades aeronáuticas também disponibilizam os critérios e requisitos para a habilitação e qualificação para pilotos que desejam operar com Sistema de Pouso de Precisão:

  • Para pilotos civis que possuem CHT expedida pelo Brasil: Agência Nacional de Aviação Civil – ANAC;
  • Para pilotos militares brasileiros: Estado-Maior da Aeronáutica;
  • Para pilotos estrangeiros: Autoridade de aviação civil que expediu a CHT.

Além disso, é dever do piloto em comando:

  • Reportar o mais rápido possível ao órgão responsável, qualquer anormalidade que for notada nos equipamentos do sistema.
  • Notificar ao órgão ATS se há finalidade de operar ILS CAT II ou III. Isso indica que o piloto e a aeronave estão aptos para realizar o procedimento.
piloto e copiloto na cockpit do avião

Quais são os componentes eletrônicos do sistema ILS?

O que é Localizer – LOC?

O localizer, ou localizador do ILS é o componente principal, responsável por fornecer o curso e o alinhamento a ser seguido com o eixo de uma pista em uma aproximação final.

O LOC possui antenas que emitem sinais em forma de frequência Very High Frequency (VHF), entre 108 e 112MHz.

Essas antenas ficam localizadas no prolongamento do eixo da pista, a 1000ft da cabeceira oposta à qual a aeronave se aproxima para pouso.

Lozalizer – LOC.

Seu sinal transmitido possui dois lados: o da esquerda recebe um sinal de 90Hz de amplitude, e o da direita 150Hz. Apesar dessa diferença, o sinal contém um ajuste para que os dois lados tenham a mesma intensidade no plano do eixo da pista.

O que é Glide Path ou Glide Slope?

O Glide Path, ou Glide Slope, possui uma antena responsável por proporcionar a trajetória de planeio que guia a aeronave para pouso em um ângulo de aproximadamente 3° de inclinação. Essa antena está localizada na lateral, e próximo ao ponto de toque da cabeceira da pista.

Em certos casos, utiliza-se ângulos maiores para livrar obstáculos, assim como também emprega-se ângulos menores para atender requisitos especiais de aeródromos específicos.

O GP opera em Ultra High Frequency (UHF), numa faixa entre 329.15 e 335.00MHz. Apesar disso, não é necessário sintonizar sua frequência, basta sincronizar a do LOC e a mesma entrará de modo automático.

Além disso, o componente possui dois lóbulos semelhantes ao localizer, porém, de maneira vertical. A parte superior, possui 90Hz, e a superior 150Hz.

Por fim, é importante saber que o alcance máximo seguro do Glide Path é de 10MN da cabeceira da pista.

glidepath - ILS

Quais são os Marcadores de distância do ILS?

Os marcadores de distância do ILS são componentes responsáveis por transmitir a distância referência até a cabeceira da pista, cujo operam em frequências específicas e em forma de cone.

Estes componentes operam em VHF, numa frequência de 75MHz, e sinais visuais e sonoros são mostrados aos pilotos para indicar que o avião recebeu a transmissão do marcador.

Em alguns casos, é permitido o uso de MAP em procedimentos LOC sem glide slope.

Assim como no Glide Path, nos marcadores não há necessidade de sintonizar a frequência para a recepção de sinais.

No entanto, existem três tipos de Marcadores:

  • OM – marcador externo
  • MM – marcador médio
  • IM – marcador interno
marcadores de distância do ILS

O que é Marcador externo – OM?

O marcador externo, do inglês outter marker (OM), é um componente instalado próximo ao local de interceptação da trajetória de planeio de um procedimento ILS.

Geralmente o OM está localizado entre 4MN (7.5km) e 7MN (13km) do alongamento do eixo da pista.

Além disso, seu módulo audível são duas barras por segundo numa frequência de 400Hz, e o visual é representado por uma luz azul intermitente no painel da aeronave.

marcador externo do ILS

O que é Marcador médio – MM?

O marcador médio, ou middle marker (MM), fica localizado entre o OM e o IM, a aproximadamente 1050 metros (3500ft) da cabeceira da pista. Seu objetivo é reportar ao piloto que o contato visual coma pista é iminente.

Seu módulo audível é composto por barras e pontos alternados que são reproduzidos numa frequência de 1300Hz. Já o visual, é identificado por luzes da cor âmbar intermitente no painel da aeronave.

marcador médio do ILS

O que é Marcador interno – IM?

O marcador interno, ou inner marker (IM), fica localizado a aproximadamente 30 metros da cabeceira da pista. Geralmente é usado em procedimentos ILS CAT II e III.

Seu módulo audível é composto por seis pontos por segundo numa frequência de 3.000Hz, e o visual é representado por uma luz branca intermitente no painel da aeronave.

O IM possui o objetivo de avisar ao piloto que, quando estiver em condições de baixa visibilidade, da chegada iminente a pista.

marcador interno do ILS

Quais são as categorias de um ILS?

O Sistema de Pouso por Instrumentos, possui diversos componentes para permitir aproximações e pousos em condições críticas de teto e visibilidade. Nesse sentido, o ILS também possui três categorias.

É importante lembrar que: quanto menor a necessidade de visibilidade, maior será a categoria do ILS.

Como funciona a operação do ILS categoria I?

O ILS de categoria I é o que possui menor exigência quanto a visibilidade. Sendo assim, são as exigências para aproximação de precisão por instrumentos e pouso:

  • Altura de decisão (DH) não inferior a 60m (200 pés);
  • Visibilidade não inferior a 800m ou Alcance visual da pista (RVR) não inferior a 550m.

Como funciona a operação do ILS categoria II?

Para o ILS CAT II, a aproximação de precisão por instrumentos e pouso deve obter:

  • Altura de decisão (DH) inferior a 60m (200 pés), porém não inferior a 30m (100 pés);
  • RVR não inferior a 300 metros.

Como funciona a operação do ILS categoria III?

ILS CAT IIIA

Esta categoria exige aproximação de precisão por instrumentos e pouso com:

  • Altura de decisão (DH) inferior a 30m (100 pés), podendo não existir;
  • RVR não inferior a 175 metros.

ILS CAT IIIB

A categoria IIIB aproximação de precisão por instrumentos e pouso com:

  • Altura de decisão (DH) inferior a 15m (50 ft), podendo não existir;
  • RVR entre 50m e 175m.

ILS CAT IIIC

Diferente das outras categorias, a IIIC não possui exigências de altura de decisão ou de alcance visual na pista, permitindo pousos com visibilidade zero, se for o caso.

Quais são os componentes visuais do sistema ILS?

Sabemos que em procedimentos de pouso em condições instrumentos (IMC), o piloto deverá prosseguir visual a partir da Decision Altitude (DA) ou Decision Height (DH).

No entanto, o sistema de pouso por instrumentos possui alguns componentes visuais cujo objetivo é de conduzir o piloto até o pouso de maneira segura e precisa. São eles:

  • Luzes de pista de pouso e táxi
  • ALS – Sistema de Luzes de Aproximação
  • VASIS – Sistema de Luzes de Ângulo de Aproximação
  • PAPIS – Sistema Indicador de Ângulo de Aproximação de Precisão

O que é ALS – Sistema de luzes de aproximação?

O Approach Lighting System (ALS), em português Sistema de Luzes de Aproximação, se trata de um sistema de iluminação, que tem a finalidade de auxiliar o piloto a identificar e alinhar a aeronave corretamente com o eixo da pista em uma aproximação final.

O ALS é constituído por luzes brancas, podendo ser uma ou mais barras iluminadas, que ficam localizadas no final da pista e se estende para fora da mesma.

Essas luzes são em forma de série de barras de luzes, que podem ser estroboscópicas, ou uma junção dos dois.

Quais são os componentes do sistema de luzes de aproximação – ALS?

  • Luzes da cabeceira: são luzes verdes que ficam instaladas no início da cabeceira da pista, que indicam o fim da aproximação na pista. Todas as ALS possuem as luzes de cabeceira.
  • RAIL: o Runway Alignment Indicator é constituído de cinco luzes brancas estroboscópicas, localizadas no prolongamento do eixo da pista. Essas luzes possuem uma separação de 200ft entre si, tendo um comprimento total de 2.400ft, e podendo chegar até 3.000ft.

Além dessas, o ALS possui outros sistemas de luzes que você encontrará com mais detalhes no curso Sinalização, Iluminação e Marcações de Aeródromos da Lift Aviation:

  • ALSF-1
  • ALSF-2
  • SSALF
  • SSALR
  • MALSF
  • MALSR
  • RLLS
  • ODALS
  • SFL
  • LDIN
  • Entre outras.
luzes na pista de pouso -sistema ALS

O que é VASIS – Sistema de luzes de ângulo de aproximação?

O Sistema de Luzes de Ângulo de Aproximação, VASIS, do inglês Visual Approach Slop Indicator System, são luzes localizadas na lateral da pista de pouso e possuem a finalidade de indicar ao piloto se ele está demasiadamente alto, baixo, ou na rampa ideal durante a aproximação.

Ao contrário do que várias pessoas pensam, os VASIS podem ser compostos por 2, 4, 6, 12 ou 16 luzes. Essa variação de quantidade de luzes irá depender do órgão regulatório do aeródromo, e por isso, o piloto deverá estar atento as informações do aeródromo em que deseja operar.

O ângulo de rampa do VASI será a padrão de 3° para as aeronaves se aproximam para pouso. Já a indicação visual é composta por duas barras de luzes vermelhas e brancas como mostra a imagem abaixo.

VASIS do ILS

A interpretação das luzes do VASIS funciona da seguinte forma:

  • Se todas as luzes estiverem vermelhas: a aeronave está abaixo da rampa, ou seja, muito baixa.
  • Se metade das luzes vermelhas, e metade brancas: a aeronave está na rampa ideal, de 3°.
  • Se todas as luzes estiverem brancas: a aeronave está acima da rampa, ou seja, muito alta.
rampa ideal do VASIS

O que é PAPIS – Sistema indicador de ângulo de aproximação de precisão?

O Precision Approach Path Indicator System, da sigla PAPIS, e em português Sistema Indicador de Ângulo de Aproximação de Precisão, possui bastante semelhança com o VASI, porém com algumas diferenças.

Este componente geralmente possui 4 luzes, brancas e vermelhas, também para mostrar ao piloto a rampa de planeio ideal, e fica localizado ao lado direito da pista de pouso.

pista de pouso com papis do ILS

A interpretação das luzes do PAPI de quatro caixas de luzes funciona da seguinte forma:

  • 1 luz branca e 3 vermelhas: abaixo do percurso de aproximação
  • 2 luzes brancas e 2 vermelhas: rampa de planeio ideal
  • 3 luzes brancas e 1 vermelha: acima do percurso de aproximação
  • 4 luzes brancas: a aeronave está demasiadamente acima da rampa
  • 4 luzes vermelhas: a aeronave está demasiadamente abaixo da rampa