Na aviação, a segurança de voo é muito prezada durante uma operação. Por isso, os órgãos regulamentadores estabelecem regras a serem seguidas em operações de pouso, decolagem e cruzeiro. Sendo assim, para a Navegação IFR, foram criadas algumas altitudes mínimas e máximas em cartas. Neste post iremos dar destaque à MSA – Altitude Mínima de Setor, e a TAA – Altitude de Chegada ao Terminal.

O documento 8168 da ICAO (PANS Operations) possui informações importantes sobre estas e outras altitudes importantes para os pilotos, tais como:

  • MEA – Altitude mínima em rota;
  • MAA – Altitude máxima autorizada;
  • GRID MORA;
  • MOCA – Altitude mínima livre de obstáculos;
  • MRA – Altitude mínima de recepção;
  • MCA – Altitude mínima de cruzamento;
  • Entre outras.

O que é MSA – Minimum Sector Altitude?

É muito comum de se ver a altitude mínima de setor – MSA presente em Cartas de Aproximação (IAC), Cartas de Aeródromo (ADC), e principalmente, em Cartas de Saída (SID).

A MSA é a altitude mínima em que uma aeronave deverá se aproximar ou sair, e sempre estará referenciada em um ponto da carta, podendo ser em um auxílio como o NDB, e o VOR, ou pode ser até mesmo no próprio aeródromo (geralmente para saídas RNAV). Além disso, ela contém uma separação mínima vertical de 1000ft de quaisquer obstáculos, dentro de um raio de 25 MN do ponto de referência. Caso o raio seja de tamanho superior ou inferior, o valor estará descrito na respectiva carta.

Além disso, você ja deve ter ouvido falar em Mininum Safe Altitude e Mininum Sector Altitude. Mas existe alguma diferença entre eles? A verdade é que não existe diferença, apenas são nomes adotados por diferentes manuais de confecção de procedimentos:

  • PANS: Sector (Doc 8168)
  • TERPS: Safe (Doc 8260)

Por exemplo: a imagem abaixo é uma carta de Aproximação VOR de Goiânia e demonstra que a Altitude Mínima de Setor (MSA) é de 5100ft, em um raio de 25MN, referenciada no VOR/DME GNV.

MSA da carta VOR de goiânia
Carta: IAC VOR RWY 14, Aeroporto de Goiânia (SBGO).

As altitudes mínimas de setor podem variar de altitude entre determinadas radiais dentro do raio padrão de 25MN , ou seja, não será de uma única forma em todas as cartas.

Neste outro exemplo, a carta indica que até 10MN do VOR, a MSA é de 2500ft. A partir de 10MN, ela será de 4000ft entre os cursos 160 e 225, e de 3000ft entre os cursos 225 e 160. A carta usa como referência o VOR/DME FIG até o padrão de 25MN.

Carta:IAC VOR Y RWY 29, Aeroporto Salgado Filho (SBPA).

O que é TAA – Terminal Arrival Altitude?

O Terminal Arrival Altitude é a altitude mínima em que uma aeronave poderá voar em direção a um fixo/waypoint como o IAF e/ou IF, e basicamente possui a mesma função que a MSA. No entanto, a TAA é utilizada para aeronaves que são guiadas por satélite, ou seja, quando o principal guia do procedimento é o GNSS, como por exemplo as aproximações RNP.

Assim como a MSA, a TAA também adota um raio de 25MN, possui uma separação vertical mínima de 1000ft dos obstáculos, e contém um valor de 360° quando se junta todos os setores. Caso a TAA seja superior ou inferior ao padrão, o valor estará especificado na carta.

Mas por quê não juntar estes setores e formar apenas um circulo na carta? Isso ocorre como uma medida de segurança, pois pode existir obstáculos com diferentes altitudes mínimas em cada setor.

Na imagem abaixo, é possível ver que a TAA do fixo BV006 possui uma altitude mínima de 4000ft, entre os rumos 149 e 009, dentro de 25MN.

Já no fixo BV003, a altitude mínima também é de 4000ft em 25MN, porém entre os rumos 149 e 259.

Por fim, para o fixo BV004, a TAA vale para aeronaves que chegam entre os rumos 259 e 009, que deverão chegar numa altitude mínima de 4000ft, também considerando 25MN.

Carta: IAC RNAV (GNSS) Z RWY 08, Aeroporto Atlas Brasil Cantanhede (SBBV).