O que é NOTAM?
Antes de mais nada, o NOTAM (Notice to airman, ou Aviso para Aeronavegantes) se trata de informações aeronáuticas divulgadas pelo Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), com o objetivo de notificar os usuários sobre quaisquer tipo de alterações e condições temporárias que possam interferir na segurança, rapidez e capacidade da operação aérea.
Além disso, sua duração máxima é de três meses, e, excedendo este limite, a divulgação será publicada através de Suplementos AIP. Dessa forma, as informações que serão vistas neste artigo, são encontradas no sistema AISWEB, que é o sistema digital oficial de informações aeronáuticas no Brasil.
O NOTAM tem uma grande relevância para o planejamento de um voo, pois o piloto em comando deve estar sempre ciente sobre os aeródromos de partida, destino e alternativa, como por exemplo a interdição de um aeródromo, restrição de horários de funcionamento, indisponibilidade de auxílios à navegação, entre outros.
Como este artigo sobre NOTAM está estruturado?
- Classificações do NOTAM
- Como consultar o NOTAM?
- Busca avançada
- NOTAM específico
- Como interpretar o NOTAM?
Classificações do NOTAM
O NOTAM é uma forma de comunicação mundial, ou seja, não é de uso exclusivo do Brasil. Portanto, de acordo com a ICA 53-1, tem sua classificação como:
- Nacionais: têm sua divulgação em um determinado país, com informações de interesse para a aviação deste mesmo país. Por exemplo: um NOTAM expedido no Brasil que serve para ser utilizado somente no Brasil.
- Internacionais: são feitos em um país, porém de uso de toda a aviação civil internacional.
- Estrangeiros: são emitidos em outros países com o objetivo de suprir toda a aviação internacional.
Além disso, quanto aos tipos de NOTAM’s, existem três tipos:
- Novos (N): são os novos NOTAMs em vigor.
- Substitutos (R): estes substituem um NOTAM publicado anteriormente da mesma série que foi emitido.
- Canceladores (C): é uma nova divulgação que cancela a validade do NOTAM anterior.
Como consultar o NOTAM?
Em primeiro lugar, a fonte oficial para consultas de pesquisas aeronáuticas em vigor é o sistema AISWEB, sendo assim, será por ele que iremos apresentar a busca e a interpretação de cada item do NOTAM, usando como exemplo a procura pelas informações sobre o Aeroporto de Guarulhos – Governador André Franco Montoro (SBGR).
Ao entrar no AISWEB, irá aparecer a seguinte página. Para a consulta, devemos clicar em NOTAM, em uma das duas opções que estão destacadas de vermelho:
Logo depois, irá aparecer o tipo de busca que queremos fazer: NOTAM Específico ou Busca avançada.
Busca avançada
LOC
Neste campo existem dois espaços a serem preenchidos:
- Códigos ICAO: são os indicadores de localidade de um aeródromo definidos pela Organização da Aviação Civil Internacional (OACI), possuem quatro letras e identificam aeroportos de todo o mundo. No Brasil, os Aeródromos providos de órgão ATS (Serviço de Tráfego Aéreo), atualmente, tem seus indicativos iniciados com as letras SB. Já os que não possuem o Serviço Fixo Aeronáutico são designados pelas iniciais: SD, SI, SJ, SN ou SW.
- Tipo: em caso de aeródromos internacionais, para resultados em português deve-se selecionar a opção Nacional e, para resultados em inglês, Internacional. Da mesma forma, para aeródromos que recebem apenas aeronaves do próprio país, selecionar a opção Nacional.
Nosso aeroporto de referência, Guarulhos – Governador André Franco Montoro, tem seu código ICAO definido como SBGR, então iremos preencher o campo com estas siglas, e vamos selecionar a opção Internacional, pois ele recebe aeronaves de todo o mundo.
FIR
O Serviço de Informação de Voo (FIS) e o Serviço de Alerta são prestados em um espaço aéreo chamado Região de Informação de Voo, o qual chamamos de FIR. Nesse sentido, cada aeródromo está localizado em uma FIR, e esta informação é encontrada no ROTAER do local.
Atualmente, no Brasil, existem quatro Regiões de Informação de Voo nos continentes e uma no atlântico, sendo elas:
- SBAZ – FIR Amazônica
- SBRE – FIR Recife
- SBBS – FIR Brasília
- SBCW – FIR Curitiba
- SBAO – FIR Atlântico
O Aeroporto de Guarulhos se localiza na FIR Curitiba, sendo assim, iremos selecionar esta opção na consulta.
Estrangeiros
Neste campo é possível encontrar NOTAM’s estrangeiros, preenchendo o espaço com um ou mais Códigos ICAO, pois, para em caso de voos internacionais, o comandante tenha fácil acesso a informações que foram emitidas fora do Brasil sem que tenha grandes impasses.
Como resultado do nosso aeroporto de referência ser localizado no Brasil, iremos utilizar como exemplo o Aeroporto Internacional de Nova Iorque John F. Kennedy, que tem seu código ICAO definido como KJFK.
Verificação
No item verificação, deve-se colocar as informações sobre NOF e Série do NOTAM a ser consultado.
O NOF (International NOTAM Office, ou Centro internacional de NOTAM) se trata do órgão estabelecido por um país para troca internacional de NOTAM. No Brasil os Aeroportos NOF são:
- SBRF – Guararapes – Gilberto Freyre
- SBSP – Congonhas
- SBCT – Afonso Pena
- SBBR – Presidente Juscelino Kubitschek
- SBEG – Eduardo Gomes
- SBRJ – Santos Dumont
Já as séries brasileiras, são divididas em nacionais, e internacionais:
Séries Nacionais
As séries nacionais são distribuídas em seis letras do alfabeto, sendo cinco delas sendo utilizadas para identificar área de jurisdição das Organizações Regionais (CINDACTAs e CRCEA-SE), facilitando a compreensão do usuário. São elas:
- B – CINDACTA III
- D – CRCEA-SE (antigo SRPV-SP)
- E – CINDACTA II
- F – CINDACTA I
- G – CINDACTA IV
- Z
Por fim, a série Z convém ao território nacional, e tem seu uso nas seguintes condições:
- NOTAMs iniciadores
- Informações localizadas em mais de uma Região de Informação de Voo (FIR)
- NOTAM que cancelem ou substituam Suplemento AIP
- Informações que possuam como indicador de localidade SBXX
- NOTAM Permanente
Séries Internacionais
As séries internacionais brasileiras são compostas por cinco letras, sendo que cada uma delas representa uma Região de Informação de Voo (FIR) do Brasil:
- I – FIR Recife
- J – FIR Brasília
- K – FIR Curitiba
- N – FIR Atlântico
- O – FIR Amazônica
Últimos NOTAM emitidos
Este espaço tem como objetivo mostrar em tempo real (com dia e horário UTC) a atualização dos últimos NOTAM’s que foram expedidos.
- NOTAM: grupo alfanumérico com 8 dígitos, indicando a série, o número de ordem, uma barra diagonal separadora e o ano de expedição da publicação.
- NOF: indica o Centro internacional de NOTAM que emitiu.
- Série: representa a série, podendo ser nacional ou internacional.
- Expedição: data (DDMMAA) e horário UTC que foi expedido.
NOTAM específico
Tipo
Os NOTAM’s são classificados em três tipos: Novos, Substitutos e Canceladores. Neste campo, o usuário deve selecionar na opção de acordo com o tipo de divulgação que está buscando.
- Novos (N): são os novos NOTAMs em vigor.
- Substitutos (R): estes substituem um NOTAM publicado anteriormente da mesma série que foi emitido.
- Canceladores (C): é uma nova divulgação que cancela a validade do NOTAM anterior.
Para um resultado mais amplo, iremos selecionar a opção “Todos”.
NOF/Série
Neste campo, inserir o Centro internacional de NOTAM tendo a opção de escolher juntamente com a Série não somente NOF nacionais, mas também NOF estrangeiros: que são emitidos em outros países com o objetivo de suprir toda a aviação internacional.
Vamos inserir o NOF SBSP com a série Delta como exemplo.
Numeração
Sobretudo, a numeração dos NOTAM será crescente, independente em cada Série e reiniciada no primeiro dia de cada ano civil.
- Para NOTAM novos: SÉRIE/NÚMERO/ANO – grupo alfanumérico com 8 dígitos, contendo a série, o número de ordem, uma barra diagonal separadora e o ano de expedição do NOTAM;
- Cada série se iniciará com o número 0001, a partir de 1° de janeiro. Por exemplo: B0001/20; F0001/20.
- INDICADOR – sigla NOTAM, seguida da letra indicadora do tipo de NOTAM, que poderá ser N, R ou C; e
- Quanto a NOTAM cancelado ou substituído: SÉRIE/NÚMERO/ANO – grupo alfanumérico com 8 dígitos, indicando a série, o número de ordem, uma barra diagonal separadora e o ano de expedição do NOTAM cancelado ou substituído.
Vamos exemplificar usando a numeração 1
Ano
Neste campo, selecionar o ano da divulgação que deseja encontrar.
Iremos usar o ano atual, 2021.
Status
Neste campo tem quatro opções: Active; Replaced; Canceled; e Expired. O usuário deve selecionar a opção mais favorável a ele em relação ao tipo de publicação que está procurando.
O resultado que obtivemos do SBSP D, foi a lista de verificação de NOTAM Delta válidos em 01 de Janeiro de 2021, representado pela sigla D0001/21:
Como interpretar o NOTAM?
Grande parte do NOTAM é composta por abreviaturas para tornar a leitura mais rápida e prática. Todas as definições são encontradas no próprio site da AISWEB na página de Abreviaturas. Contudo, estas são as primeiras informações que vemos ao consultar:
Logo acima contém dados sobre a FIR e sua autoridade competente. Em seguida o nome do AD, seu código ICAO e seu tipo de aeródromo. E por último, a localização do aeródromo desejado:
Interpretação:
FIR: SBCW (Curitiba) |
Órgão Regional responsável: SRPV-SP |
Nome do aeródromo: Guarulhos- Governador André Franco Montoro |
Código ICAO: SBGR |
Tipo: Aeródromo (AD) |
Cidade e UF: São Paulo – SP |
Suplementos AIP
Os Suplementos AIP (Informação de Publicação Aeronáutica), que assim como o NOTAM, são dados temporários sobre um aeródromo, porém tem seu período maior que três meses de duração. Além disso, também têm a função de complementar o AIP Brasil com gráficos ou informações mais extensas (com mais de 1.800 caracteres).
O destaque acima está nos informando a data de emissão que é 25/02/2021.
No código A0008, a letra A representa que este é um suplemento estrangeiro, ou seja, que foi emitido em outro país com o objetivo de suprir toda a aviação internacional. Os números 0008 indicam que este foi o oitavo notam feito no ano de 2021.
Por fim, Instrument Approach Procedure, traduzindo para o português Procedimento de Aproximação por Instrumento nos mostra o assunto do Suplemento AIP.
Interpretação:
Data de emissão: 25/02/2021 |
Série: A |
Numeração: 0008 |
Assunto: Procedimento de Aproximação por Instrumento |
Na imagem acima, o primeiro quadro destacado nos informa que o procedimento aproximação por instrumento ILS R, ou o localizer R da pista 09 da direita está ativado. Em seguida, pede para olharmos no anexo, que também está em destaque.
Interpretação:
Tipo de procedimento: aproximação por instrumento ILS R, ou o localizer R |
Pista: 09 da direita |
Estado: ativo |
Observação: ver anexo |
A imagem acima nos informa o período de validade deste Suplemento AIP e por último, sua referência.
Interpretação:
Data de início: 25 de Fevereiro de 2021 as 00h00 UTC |
Data do fim: 19 de Maio de 2021 as 23h59 UTC |
Referência: publicação de Informação Aeronáutica de aeródromo número 2.24 |
NOTAM
Conforme dito anteriormente, o NOTAM é uma publicação temporária que entra em vigor com a intenção de notificar os usuários sobre quaisquer tipo de alterações e condições que venham interferir na segurança, rapidez e capacidade da operação aérea. Vamos relembrar os três tipos existentes:
- Novos (N): são os novos NOTAMs em vigor.
- Substitutos (R): estes substituem um NOTAM publicado anteriormente da mesma série que foi emitido.
- Canceladores (C): é uma nova divulgação que cancela a validade do NOTAM anterior.
Tipo de divulgação
É perceptível que esta é uma divulgação Substituta, pois nela vemos a letra R, e também as numerações nova e antiga: compostas por um grupo alfanumérico com 8 dígitos, indicando a série, o número de ordem, uma barra diagonal separadora e o ano de expedição
Interpretação:
Série: D |
Numeração: 0711/21 |
Tipo: Substituto (R) |
NOTAM que está sendo substituído: D0306/21 |
Data e hora da emissão: 28/04/2021 as 14:10 |
Linha de Qualificadores
Sobretudo, a parte destacada acima recebe o nome de Linha de Qualificadores, com o objetivo de organizar e facilitar a seleção de informações do NOTAM para a confecção do PIB. Então, ela irá sempre começar com a letra Q, seguido da ordem: FIR; Código NOTAM; Tráfego; Propósito; Âmbito; Limite Inferior; Limite Superior e Coordenadas/Raio.
A fim de facilitar a compreensão, serão informadas apenas as siglas que contêm neste NOTAM exemplificado. Estas e outras siglas podem ser encontradas na ICA 53-1.
- I – Informação útil para voos IFR
- V – Informação útil para voos VFR
- NBO – Indica que deve ser dado conhecimento imediato do NOTAM aos operadores de aeronaves, que deve fazer parte de um PIB e é importante para as operações
- A – Aplicado a Aeródromos
- As abreviaturas GND e SFC são representadas por 000
- A abreviatura UNL são representadas por 999
Interpretação:
FIR: SBCW (Curitiba) |
Código NOTAM: QMRLC |
Tráfego: IV – Informação útil para voos IFR e VFR |
Propósito: NBO – deve ser dado conhecimento imediato do NOTAM aos operadores de aeronaves, que deve fazer parte de um PIB e é importante para as operações |
Âmbito: A – Aplicado a Aeródromos |
Limite inferior: 000 |
Limite superior: 999 (ilimitado) |
Coordenadas/Raio: 2326S04628W / 005 |
Pistas
No destaque da imagem acima, o NOTAM nos informa as pistas que estão fechadas e seu motivo.
Interpretação:
Aviso: pistas 09 da direita e 27 da esquerda fechadas |
Motivo: obras |
Validade da publicação
Neste destaque é possível visualizar a data de início e fim desta divulgação, porém, devemos observar que na última linha ela nos informa que valerá nas apenas Quartas e Quintas-feiras das 03:30 as 08:00 UTC.
Interpretação:
Data de início: 29/04/2021 as 03h30 UTC |
Data do fim: 28/07/2021 as 08h00 UTC |
Válido apenas para as quartas e quintas |