A Azul Linhas Aéreas tem sido referência para pilotos que desejam ingressar como co-pilotos na Aviação Comercial há anos e em 2018, de acordo com informações da empresa, deve contratar ao todo cerca de 250 co-pilotos (muitos já contratados durante os últimos meses). A previsão para 2019 é continuar o ritmo de contratações.

Separamos quatro coisas que você deve saber se você deseja participar dos próximos processos seletivos da empresa:

  1. Os pré-requisitos para as vagas.
  2. Informações sobre o processo seletivo.
  3. O salário médio para as vagas.
  4. Como se preparar para o processo seletivo.

Azul Linhas Aéreas Caudas Fins Estabilizadores aeronaves no pátio co-piloto

Pré-requisitos

Para a vaga de co-piloto, de acordo as políticas atuais (2020) da empresa, os pré-requisitos para aplicação do currículo para o processo seletivo são:

  • Licença PC
  • CMA de 1ª classe (PLA) emitido no Brasil.
  • Proficiência em inglês ao nível ICAO 4 ou superior.
  • Treinamento em simulador de avião a Jato (JET- TRAINER) para quem não tem experiência em Multi-Crew (Empresa RBAC 121/ 135) – Indispensável.
  • Requisito mínimo obrigatório: 200 horas de voo
  • CCT PLA – PLA Teórico.
  • Faculdade de Ciências Aeronáuticas é uma vantagem (não é mínimo).
  • Passaporte com validade acima de 6 meses.
  • Habilitação  IFR/MLTE OU TIPO.

Lembrando que na fase de verificação e análise curricular, assim como a faculdade de Ciências Aeronáuticas, cursos extracurriculares em áreas técnicas, de segurança de voo, aviônicos e outros, são sempre bem-vistos e são diferenciais que colaboram com as chances do candidato.

Experiência de voo como instrutor de voo e em táxi-aéreo também são valorizadas pelas companhias em geral, que buscam candidatos com experiência comprovada além da própria CIV.

Processo Seletivo

O processo seletivo utilizado pela Azul, assim como outras companhias, envolvem diversas fases de filtragem de candidatos. As seleções envolvem análise de currículo, testes psicotécnicos, provas teóricas, testes práticos em simulador de voo, entrevistas, dinâmicas de grupo além de outras ferramentas.

A prova teórica, um dos pontos temidos por vários candidatos, aborda diversos temas e áreas do conhecimento. Nos últimos processos da Azul, a prova teórica realizada na primeira fase apresentou cerca de 40 questões, e os candidatos tem aproximadamente 60min para a conclusão. A prova contém questões sobre os seguintes temas:

  • Performance de aeronaves (desde os conhecimentos básicos até detalhes da performance de jatos)
  • Peso e balanceamento de aeronaves (incluindo cálculos e análises).
  • Interpretação de mensagens e cartas meteorológicas.
  • Navegação IFR, como Navegação RNAV,  VOR/ILS/NDB.
  • Conhecimentos técnicos de voo (Como operação em condições de gelo).
  • Conhecimentos de termos técnicos aeronáuticos em Inglês.
  • Entre outros temas menos frequentes como regulamentos de tráfego aéreo.

Entre os conhecimentos e habilidades mais avaliados no simulador de voo estão:

Conheça o curso preparatório para Seleção em Linha Aéreas: Entrevistas e Dinâmicas

Salários

Obviamente que cada processo seletivo possui uma oferta de remuneração e isto é um assunto um tanto particular para a maioria dos profissionais. Porém, acreditamos que é necessário compreender pelo menos a ordem de grandeza dos salários normalmente oferecidos pela empresa, afinal, é um dos pontos cruciais para qualquer profissional em busca de colocação no mercado. Como o salário é composto por porções fixas e variáveis, além de bonificações e incentivos, vamos nos ater ao salário bruto médio mensal do cargo, que de acordo com 21 fontes (profissionais da companhia) o salário médio de co-piloto é hoje de aproximadamente R$ 7 a 9 mil reais (bruto).

Como se preparar para o processo seletivo?

A melhor forma para se preparar para o processo seletivos é, sem dúvidas, estudar e praticar as habilidades. Estudar as teorias para as provas teóricas se utilizando de livros e materiais didáticos de qualidade, como  os handbooks oferecidos pela FAA e EASA, por exemplo, são um ótimo começo. A prática constante em simuladores de voo também te mantém preparado para realizar os procedimentos IFR que irá enfrentar na seleção. Os aspectos mais complexos para a preparação estão nas habilidades humanas/comportamentais, que são foco das empresas na atualidade, e existem cursos específicos para o preparo para entrevistas, dinâmicas de grupo, postura e comportamento.

Sabemos, porém, a dificuldade de se capacitar adequadamente para todas as fases do processo seletivo. Por este motivo a Lift Aviation, que oferece diversos cursos online de especialização e capacitação para pilotos, possui também em seu portfólio cursos que auxiliam nos conhecimentos técnicos e humanos para te preparar para processos seletivos como o da Azul Linhas Aéreas.

Alguns dos cursos que oferecemos que podem ser úteis para você (Você pode testar todos os cursos gratuitamente):

Cadastrando-se na Lift Aviation você terá acesso ilimitado e irrestrito a todos os cursos e materiais de estudos. Nós já capacitamos mais de 1500 pilotos no Brasil e em países de língua portuguesa, e somos hoja referência em treinamento aeronáutico online no País. Conheça mais clicando aqui.

Continue lendo: Como conseguir mais horas de voo no começo da carreira?