A Gol Linhas Aéreas é uma das companhias que mais vem abrindo processos seletivos para vagas de copiloto no Brasil nos últimos meses/anos. Após um período de anos de lentidão, as contratações aumentaram significativamente, aquecendo o mercado em vários âmbitos.

Separamos alguns pontos importantes que você deve se atentar se deseja se candidatar para essas vagas:

  1. Os pré-requisitos para as vagas.
  2. Como é o processo seletivo
  3. O salário médio

Copiloto na GOl linhas aéreas

Os pré-requisitos para as vagas de copiloto

Apesar de ser algo dinâmico, os pré-requisitos mais comuns para as últimas vagas abertas pela Gol Linhas Aéreas para as vagas de copiloto são:

  • 500 horas de voo, ou mais;
  • Mínimo Inglês ICAO 4, válido.
  • Licença de Piloto Comercial;
  • Habilitação de voo por instrumentos, IFR (válida);
  • Habilitação MLTE ou para aeronaves “tipo” (válida);
  • Passaporte e visto americano B1 e B2 com validade acima de 6 meses;
  • CMA de primeira classe, válido.

Diferenciais (não obrigatórios):

  • Habilitação técnica em Boeing 737;
  • Ensino Superior Completo, em qualquer área;
  • Experiência em aeronaves turboélice ou jato;
  • Habilitação de instrutor de voo, INVA;
  • PLA teórico;
  • Curso de Jet Training.
  • Cursos de CRM, SGSO, Segurança de voo, Fatores Humanos, e outros cursos que diferenciem o currículo (como estes, clique aqui)

Como é o processo seletivo da GOL?

Fase inicial

O processo seletivo pode sofrer alterações com o tempo, apesar de ter se mantido padronizado em vários pontos nos últimos anos, seja para vagas internas ou externas.

O processo se inicia com uma análise de currículo, geralmente enviados através do site vagas.com ou pelo próprio site da empresa (raramente).

É nessa fase que serão observados os pré-requisitos e diferenciais citados acima, por isso, é muito importante que você prepare um currículo que irá te diferenciar de outros e chamar a atenção, positivamente, dos avaliadores.

Lembre-se que os mínimos não garantem que você será chamado! Sempre busque criar um currículo especial, recheado de cursos e competências que irão demonstrar seu potencial e sua dedicação.

A Lift Aviation é a maior fonte de cursos de alto nível e com certificados, que irão possibilitar um currículo fora do comum, confira clicando aqui.

Primeira fase

Aqueles pilotos escolhidos através dos currículos são chamados para iniciarem o processo seletivo propriamente dito.

A primeira fase costuma ser uma prova teórica, onde a empresa irá avaliar seus conhecimentos básicos de aviação. Ao contrário de outras empresas aéreas no Brasil, a GOL costuma se ater aos conhecimentos que encontramos nas bancas de PP, PC e PLA.

Estudar e revisar conteúdos de Meteorologia, Performance, Regulamentos de tráfego aéreo e navegação é muito importante. Não subestime esta fase, muitos perdem a chance já nesta primeira fase. Estude e esteja totalmente preparado para a sua oportunidade.

Segunda fase

A segunda fase costuma ser aplicada na forma de uma avaliação prática em simuladores de voo, uma fase temida por muitos candidatos.

Simulador B737 gol linhas aéreas

As habilidades mais cobradas durante a sessão de simulador são:

Outras habilidades secundárias que podem te destacar são:

Normalmente será conduzido um voo em um simulador do Boeing 737, onde você será levado a voar a aeronave sem os recursos de automação (“na mão”), realizando procedimentos e respondendo a perguntas teóricas sobre IFR.

Para se preparar para esta fase você deve estudar – de forma intensa – a teoria de IFR, e o mais importante: praticar em simulador de voo.

O treinamento em casa, utilizando simuladores básicos (Ex. Flight Simulator) já são uma excelente forma de se capacitar, se conduzido da forma correta.

Terceira fase

Para aqueles que forma aprovados no simulador, agora é a vez das entrevistas e dinâmicas com psicólogos, em uma fase conhecida como “psicotécnico”.

Nesta fase a empresa estará buscando traçar seu perfil e suas características comportamentais. É outra fase muito importante onde muitos pilotos não conseguem avançar.

Existem formas eficientes de se preparar para esta fase, como o Curso Online preparatório para Entrevistas e Dinâmicas em seleções de Linhas Aéreas. É um curso desenvolvido pela Lift Aviation em parceria com a Psicóloga (e ex-coordenadora de CRM da Avianca Brasil), Paula Moreira.

O curso irá te preparar para enfrentar o nervosismo, as perguntas, a manutenção da postura e atitude, e vários outros aspectos avaliados pelos profissionais de seleção.

Quarta fase

Usualmente a quarta fase é dedicada a uma entrevista com pilotos da companhia que ocupam cargos de chefia.

É uma fase importantíssima onde você terá a chance de demonstrar seu caráter profissional como aspirante a piloto da empresa. O curso citado anteriormente também prepara para alguns aspectos importantes desta entrevista.

O mais importante é se manter íntegro e sincero, mostrando os motivos pelos quais você será um profissional que a empresa necessita. A postura e atitude são pontos avaliados, mesmo que subjetivamente.

Perguntas sobre seu histórico profissional, tomadas de decisão, capacitação e outras podem acontecer.

Outras fases

Ao ser aprovado nesta última fase da entrevista técnica, você estará a poucos passos de ser contratado, faltando normalmente apenas exames admissionais e outras questões burocráticas, antes do início do treinamento.

Salário de copiloto da GOL

Obviamente um ponto importante em qualquer proposta de emprego é a questão financeira e de bonificação.

Por motivos de preservação da privacidades dos colegas que dividem as informações, não divulgamos os números exatos, porém, em média os contratos atingem salários iniciais entre R$ 6,5 mil e R$ 10 mil reais.

O salário costuma ser somente parte de vários benefícios oferecidos pela empresa.

Outra informação útil em relação à carreira é o ingresso de copilotos através de seleções internas (de pessoas que já são funcionários da GOL). A grande vantagem das seleções internas é que os pré-requisitos são diferenciados (como por exemplo, o pré-requisito de horas de voo, que usualmente não é cobrado nas seleções internas).

A perspectiva da GOL é de crescimento acelerado em 2019/2020, principalmente em relação a contratação de novos tripulantes para as aeronaves da família padronizada de B737.

Lembre-se de que a preparação para os processos seletivos devem ser constante e você deve estar focado desde cedo para alcançar os objetivos.

A Lift Aviation é uma empresa focada em te auxiliar na conquista do sucesso profissional na aviação através da capacitação extracurricular. Diversos profissionais que se capacitaram em nossa plataforma de ensino online (de forma intensa e constante) foram contratados este ano.

Se você está em busca do primeiro emprego na aviação comercial, ou mesmo em se recolocar no mercado, acesse liftaviation.com.br e comece a se capacitar e diferenciar seu currículo.